Sexta-feira, 23 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 23 de maio de 2025
Segundo Trump, a medida é uma resposta às barreiras comerciais e práticas consideradas desleais
Foto: ReproduçãoO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (23) uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados da UE (União Europeia), com início previsto para 1º de junho.
A medida, segundo ele, é uma resposta às barreiras comerciais e práticas consideradas desleais adotadas pelo bloco europeu. Por meio da sua rede Truth Social, o presidente norte-americano disse que as negociações com a UE não estão avançando.
Trump criticou a UE, afirmando que o bloco foi formado com o “principal propósito de tirar vantagem dos Estados Unidos no comércio e que tem sido muito difícil de lidar”.
O presidente citou como exemplos as “poderosas barreiras comerciais”, os impostos sobre valor agregado, as “penalidades corporativas ridículas”, além de manipulações monetárias e processos judiciais “injustos e injustificados” contra empresas norte-americanas.
De acordo com Trump, essas práticas “resultaram em um déficit comercial com os Estados Unidos de mais de 250 bilhões de dólares por ano, um número totalmente inaceitável”.
“Nossas negociações com eles não estão indo a lugar algum. Portanto, estou recomendando uma tarifa direta de 50% sobre a União Europeia, a partir de 1º de junho de 2025. Não haverá tarifa se o produto for construído ou fabricado nos Estados Unidos”, completou Trump.