Terça-feira, 09 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Trump avisa a primeiro-ministro israelense que ele poderia acabar “lutando sozinho” a guerra contra o Irã

Compartilhe esta notícia:

Presidente norte-americano chamou recentemente o premiê israelense de "completamente louco". (Foto: Reprodução/Truth Social)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, avisou ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que ele poderia acabar “lutando sozinho” caso ele decidisse retomar a guerra em larga escala contra o Irã, revelou nessa segunda-feira (8) o site norte-americano Axios.

“Eu disse: ‘Bibi, é melhor você tomar cuidado, ou muito em breve você ficará por conta própria’”, reportou o Axios, atribuindo a fala a Trump em uma conversa telefônica com Netanyahu.

A conversa teria ocorrido na noite de domingo (7), horas após o Irã ter lançado mísseis em direção ao território israelense. O ataque iraniano, feito por conta de bombardeios de Israel contra o Líbano, ocorreu em meio à frágil trégua na guerra entre os dois países —na qual os EUA também estão envolvidos.

Trump ligou para Netanyahu para impedir que ele retaliasse contra Teerã, temendo que isso levaria à retomada do conflito. O premiê israelense, no entanto, contrariou Trump e retaliou contra o Irã ainda na noite de domingo. Apesar do pedido, o presidente norte-americano entendia que seria quase impossível impedir que Netanyahu respondesse ao ataque iraniano, segundo o Axios.

Mesmo assim, Trump continuou a pressão contra uma nova escalada entre Irã e Israel, criticando o que chamou de “estupidez” das agressões. Nessa segunda-feira (8) os dois países suspenderam os ataques mútuos, mas mantiveram o tom de ameaça.

Segundo o Axios, a conversa telefônica entre Trump e Netanyahu na noite de domingo teve um tom bem menos tenso que uma outra conversa entre os dois ocorrida dias antes, quando os dois discutiram e o presidente norte-americano chamou o premiê israelense de “completamente louco”.

Ainda segundo a imprensa norte-americana, a articulação da Casa Branca conseguiu impedir de última hora um ataque em ampla escala de Israel contra o Irã, que envolveria dezenas de jatos israelenses. Com isso, a retaliação ficou apenas no bombardeio pontual de domingo, até o momento.

Afronta a Trump

O ataque de Israel ao Líbano também foi um desafio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que garantiu na semana passada que Israel não voltaria a bombardear o Líbano. As desavenças entre os aliados EUA e Israel por conta do Líbano geraram inclusive uma discussão entre Trump e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

O presidente dos EUA confirmou ter chamado Netanayhu de “completamente louco” por conta dos ataques de Israel no Líbano e criticou as incursões.

Trump se referia aos constantes ataques que Israel tem feito ao vizinho Líbano em meio ao cessar-fogo em vigor no conflito do Oriente Médio. O Paquistão, que media as negociações, e o Irã insistem em que o Líbano estava contemplado na trégua, enquanto EUA e Israel insistem que apenas ataques em território iraniano e nos países do Golfo Pérsico. (Com informações do g1)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Sem Carlos Vinícius, técnico do Grêmio deve apostar em Braithwaite
Papa condena o aborto e diz que abusos sexuais representam praga para a Igreja
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x