Segunda-feira, 18 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 20 de novembro de 2025
A ordem exigirá o reembolso dos impostos cobrados sobre importações brasileiras a partir de 13 de novembro
Foto: ReproduçãoO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ordem executiva nessa quinta-feira (20) que determina a redução das tarifas de 40% impostas sobre a importação de determinados produtos agrícolas brasileiros.
A seleção inclui carne bovina, café, açaí, cacau e diversos outros produtos. São 249 itens que foram acrescentados à lista de exceções do tarifaço aplicado ao Brasil.
A decisão reverte o decreto executivo que declarava estado de emergência nacional em relação a práticas e ações do governo brasileiro, e resultava em sobretaxa aos produtos do país.
Na semana passada, os Estados Unidos já haviam reduzido as tarifas de importação de cerca de 200 produtos alimentícios, incluindo café, carne, açaí e manga. Para o Brasil, as taxas haviam caído de 50% para 40%.
A ordem exigirá o reembolso dos impostos cobrados sobre importações brasileiras a partir de 13 de novembro, de acordo com o texto da ordem divulgado pela Casa Branca.
Ao contrário da ordem executiva da semana passada, que era global, a decisão de hoje se aplica somente ao Brasil.
Na ordem desta quinta, Trump citou a conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no início de outubro, e escreveu que a retirada das tarifas é consequência das negociações entre o governo brasileiro e o norte-americano.
“Em 6 de outubro de 2025, participei de uma conversa telefônica com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a qual concordamos em iniciar negociações para abordar as preocupações identificadas no Decreto Executivo 14323. Essas negociações estão em andamento.”
“Na medida em que a implementação desta ordem exigir o reembolso dos direitos aduaneiros cobrados, os reembolsos serão processados de acordo com a legislação aplicável e os procedimentos padrão da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA para tais reembolsos”, escreveu o presidente americano.
A retirada de taxas do café e da carne, especificamente, representam um alívio para exportadores brasileiros desses produtos.
Os Estados Unidos são o principal comprador de café do Brasil e respondem por cerca de 16% de tudo o que o país exporta, segundo o Ministério da Agricultura.
Segundo o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), com o tarifaço, as importações americanas de café brasileiro haviam caído pela metade (51,5%) entre agosto e outubro – meses de vigência da taxa de 50% –, em relação ao mesmo período de 2024.
“Também recebi informações e recomendações adicionais de diversos funcionários […] em sua opinião, certas importações agrícolas do Brasil não deveriam mais estar sujeitas à alíquota adicional […] porque, entre outras considerações relevantes, houve progresso inicial nas negociações com o Governo do Brasil”, prosseguiu Trump.
Em nota, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) comemorou a decisão do governo americano. “A reversão reforça a estabilidade do comércio internacional e mantém condições equilibradas para todos os países envolvidos, inclusive para a carne bovina brasileira.”
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Apagando o incêndio da FLOP 30.
Queria o que, um evento montado por ignorantes tipo tu….
Cadê o Gado?
QUEM TORCIA PARA O TARIFAÇO, LIBERTAR O EX PRESIDENTE BOLSONARO, VAI TER QUE ARRUMAR OUTRO JEITO
Aqui bundao. Viva o Agro brasileiro, que sai ganhando. Agro que e pujante e leva muito incompetente, tipo tu, nas costas.
Cadê os mugidos?
O DEScondenado não sabe ligar nem falar com uma autoridade de verdade.
Lembra que e apenas um torneiro mecânico que encantou muitos ignorantes.
“Painho”? kkk, como você se humilha!!! Teus filhos leem o que você escreve aqui?
Mais Uma Ligação de Lula.
Para Presidente Trump.
Trump Ven ao Brasl Faser Campanha
Para Presidente Lula.
Painho Até 2030.kķk
Tive um acesso de riso quando li no site da globo que foi graças a um acordo de Lula e Trumph,as tarifas só caíram graças a uma exigência dos Democratas para acabar com o SHUTDOWN,se dependesse de uma ligação do Lularapio estas tarifas já estariam em 80%.
Parabéns ESTADISTA LULA
Brasil tem governo.
O ku de cadeia tu put#n da redencao
Sabe quando a direita golpista vai ter um ESTADISTA como o ESTADISTA LULA em seus quadros?
Bolachinha salgada leite de cobra e pirando..
E o Gado pira….hahahahahahahahahahahahah…
Não faz assim, laranjão! Os bozolóides vão ficar confusos! A vida dos tomadores de cloroquina não está fácil mesmo.