Sexta-feira, 06 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 5 de junho de 2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nessa quinta-feira (5) encerrar os subsídios e contratos governamentais com empresas de Elon Musk. Depois, o dono da Tesla e da SpaceX acusou Trump de estar envolvido em um escândalo sexual.
Entenda a sequência da briga a seguir:
– Durante um encontro com o chanceler alemão Friedrich Merz, na Casa Branca, Trump afirmou estar decepcionado com Elon Musk por causa das críticas que o bilionário fez ao projeto de lei orçamentária que tramita no Congresso.
– Trump disse que Musk já sabia que o projeto seria enviado ao Congresso e que não sabe se eles terão “uma ótima relação como antes”.
– Pouco depois, Musk respondeu pela rede social X. Ele negou ter sido informado sobre o projeto e afirmou que Trump estava sendo ingrato: “Sem mim, Trump teria perdido a eleição”.
– Em seguida, Trump reagiu no Truth Social com uma ameaça: “A maneira mais fácil de economizar bilhões e bilhões de dólares em nosso Orçamento é encerrar os subsídios e contratos governamentais de Elon Musk”.
– Trump também afirmou que “mandou Musk embora” do governo porque ele o estava “irritando”. Disse ainda que retirou o “Mandato dos Carros Elétricos” e que o bilionário “ficou louco”.
– O “mandato” citado por Trump é uma referência às políticas de eletrificação do setor automotivo e descarbonização adotadas durante o governo Biden.
– Musk voltou a responder no X, dessa vez acusando Trump de estar ligado ao escândalo sexual envolvendo Jeffrey Epstein: “Donald Trump está nos arquivos de Epstein. Essa é a verdadeira razão pela qual eles não foram tornados públicos”.
– Depois, Trump disse não se importar com o fato de Musk “ter se virado” contra ele.
– Já Musk afirmou que, diante da postura do presidente, a SpaceX deixará de comissionar a cápsula Dragon — usada pela Nasa para levar cargas ao espaço e transportar astronautas.
– Musk também comentou “Sim” em um post que dizia que Trump deveria sofrer impeachment.
Bate-boca nas redes sociais
Musk usou as redes sociais para responder à reclamação de Trump feita ao chanceler alemão.
“Sem mim, Trump teria perdido a eleição, os democratas controlariam a Câmara e os republicanos estariam em 51-49 no Senado. É muita ingratidão”, escreveu.
Mais tarde, Trump reagiu com uma ameaça a Musk no Truth Social.
“A maneira mais fácil de economizar bilhões e bilhões de dólares em nosso Orçamento é encerrar os subsídios e contratos governamentais de Elon Musk. Sempre me surpreendi que Biden não tenha feito isso!”, escreveu.
A administração federal possui parcerias com companhias como a SpaceX.
O presidente americano também afirmou que “mandou Musk embora” do governo porque ele o estava “irritando”.
“Eu pedi para ele ir embora, tirei seu Mandato dos Carros Elétricos que forçava todo mundo a comprar carros elétricos que ninguém mais queria (e ele sabia há meses que eu faria isso!), e ele simplesmente FICOU LOUCO!”, escreveu.
Musk respondeu à ameaça afirmando que o presidente dos Estados Unidos aparece nos arquivos da investigação de Jeffrey Epstein, que comandou um esquema de tráfico sexual nos anos 2000.
“Hora de soltar a bomba realmente grande: Donald Trump está nos arquivos de Epstein. Essa é a verdadeira razão pela qual eles não foram tornados públicos. Tenha um bom dia, DJT!”, publicou.
“Salve este post para o futuro. A verdade virá à tona”, escreveu.
Em fevereiro, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos divulgou novos documentos sobre a investigação que envolve o caso Epstein, cumprindo uma promessa de campanha de Trump.
No entanto, os arquivos frustraram a própria base eleitoral do presidente, já que não trouxeram novidades sobre o assunto.
Por fim, Trump defendeu o projeto de lei orçamentária e afirmou não se importar com o fato de Musk ter se virado contra ele.
“Se esse projeto não for aprovado, haverá um aumento de 68% nos impostos — e coisas muito piores do que isso. Eu não criei essa bagunça, estou aqui apenas para consertá-la”, escreveu.
Já Musk comentou “Sim” em um post que afirmava que Trump deveria sofrer um impeachment e ser substituído pelo vice-presidente, J.D. Vance.