Segunda-feira, 04 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Trump diz que o Irã “será varrido da face da Terra” caso ataque navios dos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Os EUA iniciaram uma operação nomeada de "Projeto Liberdade" para escoltar embarcações que estão presas no Golfo Pérsico para fora da área do Estreito de Ormuz

Foto: Reprodução
Nesta segunda-feira (4), os EUA iniciaram uma operação nomeada de 'Projeto Liberdade' para escoltar embarcações que estão presas no Golfo Pérsico para fora da área do Estreito de Ormuz. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez novas ameaças ao Irã e disse que o país “será varrido da face da Terra” caso ataque navios dos EUA que estão escoltando outras embarcações pelo Estreito de Ormuz. A declaração foi dada em entrevista à emissora de TV americana Fox News, nesta segunda-feira (4).

A declaração foi divulgada na rede social X pelo repórter Trey Yingst, que afirmou que conversou por 20 minutos com o presidente republicano. Nesta segunda-feira, os EUA iniciaram uma operação nomeada de “Projeto Liberdade” para escoltar embarcações que estão presas no Golfo Pérsico para fora da área de Ormuz.

Trump diz que Irã atacou embarcação sul-coreana e que EUA atacaram navios iranianos Também nesta segunda, Trump publicou na Truth Social que o Irã atacou embarcações de países “não relacionados” à operação militar liderada pelos EUA no estreito de Ormuz, incluindo um cargueiro sul-coreano.

“Talvez seja hora de a Coreia do Sul vir e se juntar à missão”, escreveu Trump ao comentar o episódio. Segundo o presidente, além do navio sul-coreano, não houve danos a outras embarcações que atravessaram o estreito até o momento.

O presidente dos EUA também afirmou nesta segunda que forças americanas derrubaram sete pequenas embarcações iranianas, descritas por ele como barcos “rápidos”. O Irã negou a informação, segundo a TV estatal.

Escolta americana

As Forças Armadas dos Estados Unidos também disseram nesta segunda-feira ter escoltado os primeiros navios comerciais com bandeira americana pelo Estreito de Ormuz.

A escolta é a primeira após Trump anunciar uma operação militar para permitir que embarcações passem pelo estreito, apesar de o Irã afirmar estar bloqueando a passagem.

Irã diz ter domínio de grande área do Estreito de Ormuz

Mais cedo, nesta segunda-feira, o Irã publicou um novo mapa do Estreito de Ormuz com linhas vermelhas delimitando a área que está sob o domínio de seus militares um dia após Trump ter anunciado uma operação para ajudar navios a atravessar a via marítima no Oriente Médio.

O mapa mostra duas linhas vermelhas na região do Estreito de Ormuz, que o regime iraniano disse delimitar “a nova área sob gestão e controle das Forças Armadas do Irã”. Uma das linhas, a oeste da passagem, está entre a ilha iraniana de Qeshm e a costa dos Emirados Árabes Unidos a noroeste de Dubai; a outra, ao sul de Ormuz, está entre a costa norte de Omã e a costa iraniana.

O mapa foi divulgado um dia após o presidente dos EUA, Donald Trump, ter anunciado que o Exército norte-americano irá guiar em segurança pelo Estreito de Ormuz navios comerciais presos no Golfo Pérsico. A operação, segundo Trump, ocorreria a partir da manhã desta segunda, porém ainda não haviam ocorrido quaisquer movimentações militares até a última atualização desta reportagem.

Em resposta, o Exército iraniano ameaçou atacar qualquer navio militar dos EUA que se aproximar do Estreito de Ormuz e reiterou que mantém “controle total” sobre a região. Ainda segundo o comunicado compartilhado pela mídia estatal iraniana nesta segunda, a passagem de navios pela via marítima terá que ser coordenado com Teerã.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Eloa Gute
4 de maio de 2026 16:23

Porque esse homem não cala a boca?? Só fala besteira!

vanderlei stefani
4 de maio de 2026 15:27

Laranjão pedófilo assassino

Queda de avião em Belo Horizonte: prédio atingido não tem vítimas
Bolsonaro tem alta de hospital em Brasília após passar por cirurgia no ombro
Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x