Terça-feira, 02 de dezembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Trump diz que qualquer país que trafique drogas para os Estados Unidos pode ser atacado

Compartilhe esta notícia:

Os EUA mobilizam um forte aparato militar no Caribe sob a justificativa de combater o tráfico internacional.

Os EUA mobilizam um forte aparato militar no Caribe sob a justificativa de combater o tráfico internacional. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (2) que qualquer país que trafique drogas para o território norte-americano pode ser alvo de ataque.

A declaração foi feita durante uma reunião com secretários de governo. Ao comentar o combate ao narcotráfico, Trump acusou a Colômbia de manter fábricas de produção de cocaína e disse que as drogas são enviadas para os Estados Unidos.

“Qualquer um que esteja fazendo isso e vendendo para dentro do nosso país está sujeito a ataque, não só a Venezuela”, afirmou.

“A Venezuela é muito ruim, provavelmente pior que a maioria, mas muita gente faz isso. Eles enviam assassinos para o nosso país”, acrescentou.

Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2025, da agência da ONU para drogas e crimes, grande parte da cocaína que chega aos EUA vem de Colômbia, Peru e Bolívia. Já a maior parte do fentanil — opioide responsável por quase 70% das overdoses em 2023 — vem do México.

Desde setembro, os EUA mobilizam um forte aparato militar no Caribe sob a justificativa de combater o tráfico internacional. Embora a Venezuela concentre a maior parte das ameaças, a Colômbia também tem sido alvo do governo americano.

Em 19 de outubro, Trump usou uma rede social para chamar o presidente colombiano, Gustavo Petro, de “traficante de drogas ilegal”. Ele também acusou o país de incentivar a “produção massiva” de entorpecentes.

Segundo Trump, Petro “não faz nada para deter” a produção e o tráfico se tornou o “maior negócio” na Colômbia. Em setembro, o Departamento de Estado dos EUA publicou uma lista que identifica os países que mais produzem ou por onde mais transitam drogas ilícitas. A relação não indica que esses territórios enviam entorpecentes aos Estados Unidos. Confira a seguir:

– Afeganistão;
– Bahamas;
– Belize;
– Bolívia;
– Birmânia;
– China;
– Colômbia;
– Costa Rica;
– República Dominicana;
– Equador;
– El Salvador;
– Guatemala;
– Haiti;
– Honduras;
– Índia;
– Jamaica;
– Laos;
– México;
– Nicarágua;
– Paquistão;
– Panamá;
– Peru;
– Venezuela.

O combate ao crime organizado também foi tema de uma ligação telefônica entre Trump e Lula nesta terça-feira. De acordo com o governo brasileiro, Lula falou sobre a necessidade de reforçar de forma urgente a cooperação com os Estados Unidos no combate ao crime organizado internacional.

Segundo o Planalto, Trump afirmou ter “total disposição” para trabalhar em conjunto com o Brasil e disse que dará apoio a iniciativas bilaterais voltadas ao enfrentamento de organizações criminosas.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Lula vai procurar presidente do Senado quando voltar de viagem do Nordeste, diz relator da indicação de Messias ao Supremo
https://www.osul.com.br/trump-diz-que-qualquer-pais-que-trafique-drogas-para-os-estados-unidos-pode-ser-atacado/ Trump diz que qualquer país que trafique drogas para os Estados Unidos pode ser atacado 2025-12-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar