Segunda-feira, 13 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Trump, Macron, Sánchez, Starmer e Meloni viajarão ao Egito nesta segunda-feira para cúpula de paz sobre Gaza

Compartilhe esta notícia:

Líderes de mais de vinte países participarão do encontro. (Foto: Reprodução/20minute)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente egípcio, Abdel Fattah el-Sisi, co-presidirão uma cúpula sobre Gaza na cidade turística de Sharm el-Sheikh, no Mar Vermelho, nesta segunda-feira (13) à tarde. Eles receberão líderes mundiais de mais de 20 países. Entre os que confirmaram presença estão o primeiro-ministro britânico Keir Starmer, o presidente francês Emmanuel Macron, o chanceler alemão Friedrich Merz, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez.

A chancelaria egípcia disse nesse domingo (12) que na reunião será assinado um “documento pondo fim à guerra na Faixa de Gaza”, mas nenhuma das partes do conflito participará do evento. Segundo uma fonte da AFP, os países mediadores serão os responsáveis por assinar o documento de garantia do fim do conflito. A porta-voz do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que “nenhuma autoridade israelense” participará do encontro e o Hamas afirmou que não fará parte da reunião porque já atua por meio de mediadores do Catar e do Egito.

A presidência da França anunciou no sábado (11) que o presidente francês, Emmanuel Macron, viajará ao Egito na segunda-feira para discutir com outros participantes “as próximas etapas da implementação do plano de paz”.

O chefe de governo espanhol, Pedro Sánchez, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, o chanceler alemão, Friedrich Merz, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, também são esperados no país, assim como o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Sánchez se tornou uma das vozes mais críticas à ampliação da operação militar de Israel contra Gaza, tendo anunciado em setembro um pacote de nove medidas para pressionar o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a encerrar o conflito. O presidente da Espanha já se manifestou publicamente em defesa dos palestinos em Gaza em algumas ocasiões e chegou a classificar a ação militar israelense no enclave como “genocídio”.

Por outro lado, a premier italiana, uma política de extrema direita, foi criticada por seu silêncio pela oposição, depois que milhares de pessoas saíram às ruas da Itália para protestar contra a guerra em Gaza e exigir ações do governo. Durante a Assembleia Geral da ONU, em meio à mobilização internacional pelo reconhecimento do Estado palestino, Meloni recuou em sua decisão de não aderir ao movimento.

Na ocasião, a primeira-ministra declarou que não se oporia ao reconhecimento de um Estado da Palestina sob duas condições: a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas e a exclusão do movimento islamista de um futuro governo.

Cessar-fogo

Segundo o acordo de cessar-fogo que entrou em vigor na sexta-feira, o Hamas vai libertar na manhã de segunda-feira os 48 reféns israelenses que ainda estão em Gaza, alguns vivos e outros mortos em cativeiro.

Israel deve libertar 250 prisioneiros palestinos, incluindo alguns que cumprem penas de prisão perpétua por ataques fatais, além de outros 1.700 detidos pelo Exército israelense durante operações militares em Gaza desde os ataques do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Juntamente com os Estados Unidos e o Catar, o Egito desempenhou um papel decisivo de mediação nas negociações que levaram ao acordo de cessar-fogo. A primeira fase do acordo foi baseada no plano de paz em 20 pontos propostos por Trump.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Saiba por que o governo Trump fez o ouro atingir seu preço mais alto em 100 anos
Lula se reúne com o Papa Leão XIV nesta segunda no Vaticano
https://www.osul.com.br/trump-macron-sanchez-starmer-e-meloni-viajarao-ao-egito-nesta-segunda-feira-para-cupula-de-paz-sobre-gaza/ Trump, Macron, Sánchez, Starmer e Meloni viajarão ao Egito nesta segunda-feira para cúpula de paz sobre Gaza 2025-10-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar