Quinta-feira, 30 de abril de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Trump pede que o Irã assine acordo e “fique esperto logo”

Compartilhe esta notícia:

O presidente dos EUA optou por continuar a pressionar a economia e as exportações de petróleo do Irã com o bloqueio. (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu nessa quarta-feira (29) que o Irã “fique esperto logo” e assine um acordo. O pedido veio depois de dias de impasse nos esforços para acabar com o conflito e de uma reportagem de que os EUA vão estender seu bloqueio aos portos iranianos.

Em uma publicação no Truth Social, Trump, que tem dito que o Irã pode ligar se quiser conversar e enfatizou repetidamente que Teerã não pode ter uma arma nuclear, afirmou que o país “não conseguiu se organizar”.

Segundo o Wall Street Journal, autoridades americanas relataram que o presidente havia instruído seus assessores a se prepararem para um bloqueio prolongado dos portos do Irã, em uma tentativa de forçar Teerã a capitular.

As autoridades disseram que o presidente dos EUA optou por continuar a pressionar a economia e as exportações de petróleo do Irã com o bloqueio, já que suas outras opções, como retomar os bombardeios ou abandonar o conflito, trazem mais riscos, segundo o WSJ.

“Eles não sabem como assinar um acordo não nuclear. É melhor eles ficarem espertos logo!”, declarou Trump na postagem desta quarta-feira (29), sem explicar o que tal acordo implicaria.

Teerã quer algum tipo de reconhecimento de Washington de seu direito de enriquecer urânio para o que diz serem fins pacíficos e civis.

O Irã tem um estoque de cerca de 440 kg de urânio enriquecido a 60%, material que poderia ser usado para várias armas nucleares se fosse enriquecido ainda mais.

Autoridades iranianas disseram na terça-feira (28) que o país poderia resistir ao bloqueio, pois estava usando rotas comerciais alternativas, e a República Islâmica não considera a guerra terminada.

O conflito já matou milhares de pessoas, lançou os mercados de energia em uma turbulência e interrompeu as rotas comerciais globais.

A oferta mais recente do Irã para resolver a guerra de dois meses, suspensa desde 8 de abril sob um acordo de cessar-fogo, deixaria de lado a discussão sobre seu programa nuclear até que o conflito fosse formalmente encerrado e as questões de transporte resolvidas.

No entanto, essa proposta não atendeu à exigência do presidente dos EUA, Donald Trump, de que a questão nuclear seja discutida desde o início.

As agências de inteligência dos EUA, a pedido de representantes graduados do governo, estão estudando como o Irã responderia se Trump declarasse uma vitória unilateral na guerra de dois meses que se tornou um risco político para a Casa Branca, disseram à Reuters duas autoridades americanas e uma pessoa familiarizada com o assunto.

Desde o início da guerra em 28 de fevereiro, Teerã tem bloqueado praticamente toda a navegação, com exceção da sua própria, no Golfo Pérsico, através do Estreito de Ormuz, uma passagem crucial para o fornecimento global de energia. Este mês, os Estados Unidos começaram a bloquear navios iranianos. As informações são da CNN.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Irã diz que só reabrirá o Estreito de Ormuz após o fim definitivo da guerra
Guerra no Irã já custou US$ 25 bilhões aos Estados Unidos, afirma Pentágono
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x