Quarta-feira, 19 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
24°
Mostly Cloudy

Brasil TSE estabelece prazo para atualização do cadastro eleitoral; 2,6 milhões de brasileiros estão irregulares

Prazo para regularização no Título de Eleitor termina dia seis de maio. (Foto: Reprodução)
Por Gabriella Rocha*

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou que, em todo o país, mais de 2,6 milhões de pessoas estão com o documento do título de eleitor em situação irregular. Aqueles que não votaram e também não justificaram a ausência nas urnas nas últimas três eleições – 2014, 2016 e 2018 – tem até o dia 6 de maio para regularizar a situação, correndo o risco de perderem o título caso não o façam.

O cancelamento do título pode comprometer o cidadão no processo de contratação profissional, além de dificultar a obtenção de passaporte para viagens áereas. De acordo com o TSE, o documento é necessário para a retirada do passaporte e da carteira de identidade; recebimento de bonificações, vencimentos e direitos de subscrição; solicitação de empréstimos e para participar de concursos públicos ou administrativos.

Para verificar a sua situação eleitoral, basta acessar o portal online do TSE e pesquisar por “situação eleitoral”. O link gerado disponibiliza a pesquisa e informa se o título está regular ou irregular. Nos casos de irregularidade, o eleitor deverá pagar uma multa de R$3,50 (disponível para quitação no portal) e se apresentar em um cartório eleitoral com um documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor.

*Estagiária sob supervisão de Marjana Vargas

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Torcedor do Internacional atropelado na frente do Beira Rio está em estado crítico
Delegacia do Meio Ambiente apreende aves silvestres que eram comercializadas pela internet em Canoas
Deixe seu comentário
Pode te interessar