Sábado, 26 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Tumba onde Jesus foi sepultado é aberta pela primeira vez em séculos

Compartilhe esta notícia:

Imagem mostra o momento quando a placa de mármore foi removida. (Crédito: Reprodução)

Como parte de um projeto de restauração, pesquisadores removeram pela primeira vez em séculos uma placa de mármore na mais interna câmara da tumba onde, segundo a tradição cristão, Jesus Cristo teria sido enterrado. Trata-se de um esforço para alcançar a superfície original onde o corpo de Jesus teria sido colocado, que está selado pelo menos desde 1.555.

Até então, historiadores acreditavam que a caverna original, identificada alguns séculos após a morte de Jesus como o túmulo do salvador para os cristãos, teria sido destruída com o tempo. Mas agora arqueólogos que acompanham as equipes de restauração dizem que testes com radares de penetração determinaram que as paredes da caverna estão de pé, a seis metros de profundidade e conectadas com o chão de pedra, embaixo de painéis de mármore no centro da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém.

“O que foi encontrado é surpreendente”, disse o arqueólogo Fredrik Hiebert. “A cobertura de mármore foi puxada para trás, e nós fomos surpreendidos pela quantidade de material de preenchimento abaixo dela”, afirmou. “Será uma longa análise científica, mas finalmente seremos capazes de ver a superfície de pedra original onde, segundo a tradição, o corpo de Cristo foi colocado.”

Abaixo do material de preenchimento, os cientistas revelaram algo inesperado: outra placa de mármore. Segundo Hiebert, esta segunda laje, cinza e com a gravura de uma pequena cruz, deve ter sido colocada no século 12. A peça está rachada ao meio e possui uma camada esbranquiçada na parte de baixo.

“Eu não acredito que seja a rocha original”, disse o arqueólogo. “Nós ainda temos mais trabalho a fazer.” Os trabalhos de restauração estão sendo realizados na pequena estrutura localizada no centro da Basílica do Santo Sepulcro, conhecida como Edícula da Tumba, reformada pela última vez em 1810, após um incêndio dois anos antes. Trata-se do local mais sagrado do Cristianismo.

As comunidades cristãs responsáveis pela basílica deram aos pesquisadores um período de apenas 60 horas para escavações na parte interna da Edícula. Depois disso, a equipe de restauração terá de selar firmemente o núcleo do túmulo antes dos trabalhos de reforço, para evitar que materiais se infiltrem na tumba considerada sagrada. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

WhatsApp começa a testar recurso de chamada de vídeo. Veja como usar
Mais de 1 milhão de pessoas ainda estão usando o Galaxy Note 7, que corre o risco de explodir
https://www.osul.com.br/tumba-onde-jesus-foi-sepultado-e-aberta-pela-primeira-vez-em-seculos/ Tumba onde Jesus foi sepultado é aberta pela primeira vez em séculos 2016-10-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar