Terça-feira, 21 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Viagem e Turismo Turismo no Rio de Janeiro celebra retomada com 75% dos hotéis cheios no feriado

Compartilhe esta notícia:

Feriadão promete ser de calor no Rio; hotéis têm 75% de ocupação. (Foto: Reprodução)

O feriadão de Sete de Setembro já sente os efeitos do avanço da vacinação contra a Covid-19. No Rio de Janeiro, segundo pesquisa do setor hoteleiro, a ocupação, até o momento, está em 75,4%. O número é quase o dobro do registrado no feriado do ano passado, quando a campanha de imunização ainda não acontecia, e os hotéis registraram apenas 45,5% de quartos ocupados. E a retomada do turismo também promete ser intensa também no interior do estado, que deve ter 81% de ocupação, principalmente nas cidades das regiões Serrana e dos Lagos. Barreiras sanitárias farão controle de acesso em Búzios, Arraial do Cabo e Angra. Nesta, vans e ônibus estão proibidos de entrar com isopores e coolers.

“O setor de turismo comemora as previsões de retomada. Precisamos reconhecer, mesmo com as recentes dificuldades de logística, que o Rio tem se saído bem na campanha de vacinação, o que motiva o viajante. E o destaque é o turismo doméstico, em viagens rodoviárias em núcleos familiares. É um excelente desempenho. Por isso, esse feriado responde com bons números para o turismo”, explica Alfredo Lopes, presidente do Hotéis Rio e conselheiro da Associação de Hotéis do Rio (ABIH-RJ).

Na capital, os bairros com maior procura são Ipanema/Leblon, que registram 92% dos quartos reservados, seguido por Flamengo/Botafogo, com 85%, e Leme/Copacabana, com 84%. Quem decidir pela cidade do Rio terá clima de verão. Os próximos dias prometem altas temperaturas, como tem sido recorrente neste inverno, com sol e algumas nuvens. A previsão é de dias com máxima de 34 graus.

Na Região dos Lagos, os principais destinos são Búzios, com 83% de ocupação dos hotéis e pousadas, seguido por Cabo Frio (82%) e Arraial do Cabo (81%). Em Cabo Frio, o efetivo da Guarda Municipal será reforçado nas orlas das praias do Forte, Peró e Pontal de Tamoios. Para o feriado, estão mantidas as medidas de prevenção e combate à Covid-19, como a exigência que bares e restaurantes fechem à meia noite e o limite da ocupação hoteleira. Não estão previstas barreiras sanitárias.

Já Arraial do Cabo terá reforço na fiscalização da barreira sanitária de acesso à cidade, na RJ-102. O acesso somente é permitido com QR Code emitido pelos meios de hospedagem, barcos de passeio, restaurantes e outros serviços turísticos no ato da reserva. No distrito de Monte Alto também haverá contenção no acesso de visitantes. Em Búzios, o mesmo procedimento: barreiras sanitárias e aumento da fiscalização no balneário afim de coibir excessos e irregularidades em pousadas, comércios, hotéis, casas de festas e casas de aluguéis.

Em Angra dos Reis, na Costa Verde, a prefeitura estima uma ocupação hoteleira de até 90%. No ano passado, esse índice foi de 65%. Apesar da grande movimentação, há controle de veículos turísticos nas barreiras nas entradas do município. Ônibus, vans e micro-ônibus devem retirar autorização prévia para entrar na cidade e precisam ter presença de um guia com carteirinha do Ministério do Turismo. Além disso, é proibida a entrada de veículos com alimentos e bebidas em coolers e isopores.

Na Região Serrana, Petrópolis ainda mantém algumas restrições, como o toque de recolher nas vias públicas das 2h às 5h, o fechamento de restaurantes a 1h, a venda de bebidas alcoólicas somente para pessoas sentadas, com no máximo seis pessoas por mesa, e o distanciamento necessário de 1,5m entre as pessoas em bares e restaurantes. Mas sem barreiras sanitárias, assim como Teresópolis, onde estabelecimentos comerciais e de serviços funcionam em seus horários habituais, seguindo os protocolos sanitários. Por lá, a ocupação hoteleira neste feriado prolongado é de 90%, dentro da capacidade permitida, contra 50% do ano anterior.

“Todo o trade turístico está consciente quanto às medidas sanitárias propostas pelo poder público, com o objetivo de manter Petrópolis como um dos destinos sanitariamente seguros no país”, destaca o secretário de Turismo da cidade, Samir El Ghaoui.

Para o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, os números reforçam a promoção dos destinos fluminenses para o mercado nacional.

“O mercado nacional é o nosso foco neste momento. As restrições sanitárias impostas pela maioria dos países dificulta as viagens internacionais. Por isso, todo o trabalho da pasta tem sido pensado nos visitantes nacionais, especialmente os moradores do Rio e de estados vizinhos. O turista busca destinos com deslocamento curto, que cumpram o turismo consciente e que ofereçam atrativos ao ar livre.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Namorado de Britney Spears é visto em joalheria e levanta suspeita sobre casamento
Abertura para turistas brasileiros eleva preço e faz esgotar passagens para Portugal
https://www.osul.com.br/turismo-no-rio-de-janeiro-celebra-retomada-com-75-dos-hoteis-cheios-no-feriado/ Turismo no Rio de Janeiro celebra retomada com 75% dos hotéis cheios no feriado 2021-09-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar