Terça-feira, 13 de outubro de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Turquia convoca embaixador dos EUA por briga em Washington

Compartilhe esta notícia:

Recep Tayyip Erdogan (à esq.) é recebido por Donald Trump na Casa Branca. (Foto: Reprodução)

A Turquia convocou o embaixador dos EUA em Ancara, nesta segunda-feira (22), para protestar contra o tratamento dado aos oficiais de segurança turcos nos Estados Unidos durante uma visita do presidente Recep Tayyip Erdogan na semana passada, disse o ministério das Relações Exteriores.

Durante a visita de Erdogan a Washington para se encontrar com o presidente dos EUA, Donald Trump, houve uma briga entre manifestantes e seguranças da delegação turca do lado de fora da residência do embaixador turco.

A Turquia culpou a violência dos manifestantes ligados ao militante PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão), enquanto o chefe da polícia de Washington descreveu o incidente como um “ataque brutal” contra manifestantes pacíficos.

O Ministério das Relações Exteriores turco disse que convocou o embaixador dos EUA para protestar contra “ações agressivas e pouco profissionais” dos policias americanos contra a equipe de segurança do ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu.

“Foi formalmente solicitado que as autoridades dos EUA conduzam uma investigação completa desse incidente diplomático e forneçam a explicação necessária”, disse o ministério das Relações Exteriores em comunicado.

Ele disse que os lapsos de segurança experimentados durante a permanência de Erdogan em Washington foram causados ​​”pela incapacidade das autoridades americanas de tomar precauções suficientes em todas as fases do programa oficial”.

A polícia disse que 11 pessoas ficaram feridas, incluindo um agente americano, e duas pessoas foram presas por agressão. Pelo menos um dos presos era um manifestante. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Ambev
Cervejaria Ambev está entre as dez empresas onde os brasileiros mais sonham em trabalhar
Presidente do Irã rebate críticas de Trump e diz que continuará com programa de mísseis
Pode te interessar