Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Turquia vota neste domingo em referendo que pode aumentar poderes do presidente Erdogan

Compartilhe esta notícia:

Turcos votam em referendo neste domingo (Foto: AP)

Os turcos votam neste domingo (16) em um referendo para aprovar ou rejeitar um pacote de reformas constitucionais que substituiriam o sistema parlamentarista da Turquia em um presidencial. Na prática, o projeto dá mais poderes ao presidente Recep Tayyip Erdogan, de 63 anos, que foi eleito em agosto de 2014, depois de passar 12 anos no cargo de primeiro-ministro.

Mais de 55 milhões de pessoas são esperadas a comparecer às urnas, das 7h às 16h locais (1h às 10h, pelo horário de Brasília). Além disso, cerca de 3 milhões de turcos expatriados em 57 puderam votar entre os dias 27 de março e 9 de abril.

Um dos pontos de destaque do pacote é que ele estabelece que as próximas eleições presidenciais e legislativas seriam realizadas em novembro de 2019, e o presidente teria um mandato de cinco anos com direito a uma reeleição. Erdogan poderia, com isso, permanecer à frente do Estado até 2029, quando estará com 75 anos.

Entre as medidas da reforma constitucional que estão em jogo, também destacam-se as de ampliar os poderes do presidente, suprimir o cargo de primeiro-ministro e aumentar o número de deputados. De acordo com a agência Reuters, a votação pode trazer a maior mudança em seu sistema de governança desde que a república turca moderna foi fundada sobre as cinzas do Império Otomano quase um século atrás.

Na Turquia, não há pesquisas oficiais de boca-de-urna, e o resultado final só poderá ser divulgado pela imprensa quando o Conselho Eleitoral levantar o embargo. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Vice-presidente dos Estados Unidos chega à Ásia em meio a tensões com a Coreia do Norte
Presidente Temer diz compartilhar da indignação “mais que razoável” da população brasileira com a delação da Odebrecht
https://www.osul.com.br/turquia-vota-neste-domingo-em-referendo-que-pode-aumentar-poderes-presidente-erdogan/ Turquia vota neste domingo em referendo que pode aumentar poderes do presidente Erdogan 2017-04-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar