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O Twitter vai testar mensagem com 280 caracteres

Imagem mostra como será exibido um tweet de 280 caracteres no feed de publicações do Twitter. (Foto: Divulgação)

O Twitter anunciou na tarde desta terça-feira, 26, que vai romper com uma de suas principais tradições: a de limitar as mensagens de seus usuários a apenas 140 caracteres.

Em um texto publicado no blog da empresa, o Twitter disse que vai começar a testar mensagens capazes de receber até 280 caracteres, abrindo espaço “para a emoção e os pensamentos dos usuários”. Segundo o texto, não ter que espremer ideias dentro de 140 caracteres vai fazer “mais pessoas se sentirem confortáveis para tuitar”.

Por enquanto, apenas alguns perfis poderão enviar mensagens com a quantidade dobrada de caracteres. Um desses usuários selecionados é o presidente-executivo da companhia, Jack Dorsey. Utilizando todos os 280 caracteres que ele tem direito, o executivo se disse orgulhoso da mudança.

“Essa é uma pequena mudança, mas é uma grande novidade para nós. Os 140 caracteres foram uma escolha arbitrária, baseado nos 160 caracteres que limitam qualquer mensagem de texto. Estou orgulhoso sobre como nosso time tentou resolver um problema real que as pessoas têm ao tuitar, ao mesmo tempo que mantiveram nossa brevidade, velocidade e essência”, declarou o presidente executivo Jack Dorsey, em sua própria conta na rede social.

Hoje, aos 11 anos de idade, um dos principais problemas da empresa é justamente o crescimento de usuários, que está estagnado em 328 milhões de pessoas ativas todo mês. Nos últimos dois anos, a empresa ganhou apenas 24 milhões de usuários, perdendo relevância e espaço para rivais como o Instagram, que chegou a 800 milhões de pessoas nessa semana.

A mudança para expandir o tamanho dos tuítes é uma medida drástica tomada pela empresa, mas que tem antecedentes: nos últimos dois anos, após o retorno do cofundador Jack Dorsey ao cargo de presidente executivo em outubro de 2015, a empresa parou de contar os caracteres de links e imagens dentro dos tuítes, bem como o nome de outros usuários, para dar mais “espaço” aos seus usuários.

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