Segunda-feira, 29 de setembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Ucrânia confiscará bens russos para reconstruir o país

Compartilhe esta notícia:

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyha. (Foto: Reprodução/Twitter)

O governo ucraniano decidiu nesta terça-feira (10) confiscar bens imobiliários e financeiros russos em seu território com o objetivo de usá-los para financiar a reconstrução do país.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, citado pela agência Interfax, após aprovação do Conselho de Ministros.

A medida prevê que os ativos russos serão transferidos para o Fundo Nacional de Investimento, controlado pelo Estado.

“Tomaremos o que a Rússia tem em nosso país e usaremos esses fundos para fortalecer o Exército, apoiar a população e reconstruir o país”, explicou.

Nesta semana, o premiê ucraniano estimou que o governo de Volodymyr Zelensky já recebeu cerca de US$ 12 bilhões em ajuda externa, incluindo militar, econômica e humanitária, desde o início da guerra, em 24 de fevereiro.

União Europeia

A UE (União Europeia) deveria considerar confiscar reservas cambiais russas congeladas para ajudar a pagar o custo de reconstrução da Ucrânia após a guerra, disse o chefe de política externa do bloco, Josep Borrell, em entrevista ao Financial Times.

A UE e seus aliados ocidentais impuseram restrições às reservas internacionais do banco central russo desde que o país iniciou a invasão da Ucrânia, que é descrita por Moscou como uma “operação militar especial”.

Borrell disse ao jornal que seria lógico que a UE fizesse o que os Estados Unidos fizeram com os ativos do banco central do Afeganistão depois que o Taliban assumiu o país.

“Temos o dinheiro em nossos bolsos e alguém tem que me explicar por que é adequado para o dinheiro afegão e não é adequado para o dinheiro russo”, disse Borrell.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, afirmou que a iniciativa de Borrell equivale a “completa ilegalidade” e que prejudicaria a Europa se adotada.

“Elas (as medidas) serão um revés para os próprios europeus, o sistema financeiro moderno, e minarão a confiança na Europa e no Ocidente em geral”, disse Grushko, segundo a agência de notícias RIA, na segunda-feira.

O parlamentar mais graduado da Rússia disse na semana passada que Moscou deveria confiscar propriedades pertencentes a países ocidentais em resposta a uma proposta do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de transferir ativos congelados da elite russa para a Ucrânia. As informações são das agências de notícias Ansa e Reuters.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Putin se prepara para guerra prolongada na Ucrânia, diz chefe de espionagem dos Estados Unidos
Mortes por armas de fogo registraram aumento histórico nos Estados Unidos em 2020
https://www.osul.com.br/ucrania-confiscara-bens-russos-para-reconstruir-o-pais/ Ucrânia confiscará bens russos para reconstruir o país 2022-05-10
Deixe seu comentário
Pode te interessar