Sexta-feira, 09 de maio de 2025

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Ucrânia inicia programa de rendição de soldados russos por meio de drones

Compartilhe esta notícia:

Dezenas de milhares de drones foram usados em toda a Ucrânia para matar o inimigo, espionar suas formações e guiar bombas para seus alvos. (Foto: Reprodução)

Dezenas de milhares de drones foram usados em toda a Ucrânia para matar o inimigo, espionar suas formações e guiar bombas para seus alvos. Neste mês, porém, os militares ucranianos iniciaram um programa para usar drones em uma função mais incomum: guiar soldados russos que desejam se render.

O programa teve sua gênese no final de novembro, quando os militares ucranianos divulgaram imagens de um soldado russo jogando sua arma no chão, levantando as mãos e seguindo nervosamente um caminho traçado por um drone, levando-o a soldados do Exército ucraniano.

Algumas semanas depois, a Ucrânia divulgou um vídeo instrutivo explicando como os soldados russos podem se render a um drone ucraniano, algo que agora faz parte de um amplo esforço do país para persuadir os soldados russos a desistirem. O programa, chamado “Eu quero viver”, inclui uma linha telefônica direta, um site e um canal no Telegram, todos dedicados à comunicação com os soldados russos e suas famílias.

É muito cedo para saber se o esforço dos drones atrairá desertores russos em números significativos. Entretanto, acrescenta outro caminho para a Ucrânia recrutar desertores russos, este com um toque distintamente moderno para a velha tática de guerra informativa. E, no mínimo, pode aumentar ainda mais a erosão do moral russo no campo de batalha.

As derrotas russas já deram uma abertura para a Ucrânia explorar esse baixo moral, especialmente nos meses após a mobilização do Kremlin em setembro, que enviou milhares de novos recrutas para batalhas ferozes com pouco treinamento e poucos suprimentos.

Petro Yatsenko, porta-voz do Quartel-General de Coordenação para Tratamento de Prisioneiros de Guerra da Ucrânia, disse em uma entrevista na segunda-feira que a Ucrânia recebeu mais de 4.300 pedidos diretos de informações sobre como se render por meio do programa.

Andriy Yusov, que representa o Departamento de Inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia, disse que o país recebeu 1,2 milhão de consultas sobre o programa desde que foi criado em 18 de setembro. A maioria vem da Rússia, com apelos de “pessoas que avaliam para si ou para seus familiares a possibilidade de salvar vidas na guerra sangrenta e injusta”.

Nos últimos dez meses, tanto a Rússia quanto a Ucrânia se engajaram em robustas campanhas informativas dirigidas aos soldados inimigos com panfletos, postagens nas redes sociais, apelos no rádio, mensagens de texto e campanhas na televisão, todas dedicadas a convencê-los a se render.

Em maio, quando os russos devastavam vilas e cidades e começavam a devorar terras no Leste da Ucrânia, nem todos os canhões estavam carregados com explosivos. Alguns obuses autopropulsados da era soviética tinham projéteis preparados para explodir no ar e espalhar folhetos sobre o território controlado pela Ucrânia, de acordo com a Zvezda, uma rede nacional de TV estatal russa administrada pelo Ministério da Defesa da Rússia.

Mais recentemente, os russos anunciaram que seus operadores de drones enviavam mensagens SMS para assinantes ucranianos de telefonia móvel, dizendo-lhes para deporem as armas. Não há evidências de que os drones de “texto para rendição” da Rússia tenham tido algum impacto. As informações são do jornal The New York Times.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Afeganistão proíbe mulheres de frequentar universidades
Número de estudantes do Fies despenca 93% em quase uma década
https://www.osul.com.br/ucrania-inicia-programa-de-rendicao-de-soldados-russos-por-meio-de-drones/ Ucrânia inicia programa de rendição de soldados russos por meio de drones 2022-12-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar