Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Ucrânia promete reação a bombardeios russos que deixaram dezenas de mortos e atingiram maternidade

Compartilhe esta notícia:

A Polônia afirmou que um míssil russo chegou a entrar e sair do seu espaço aéreo em direção ao território da Ucrânia.

Foto: Reprodução
A Polônia afirmou que um míssil russo chegou a entrar e sair do seu espaço aéreo em direção ao território da Ucrânia. (Foto: Reprodução)

Todo o território da Ucrânia está sob alerta aéreo após uma onda de bombardeios russos na capital, Kiev, e em outras três cidades. De acordo com autoridades ucranianas, ao menos 31 pessoas foram mortas e mais de 120 ficaram feridas por 158 drones e mísseis lançados pela Rússia, nesta sexta-feira (29), durante um ataque que durou cerca de 18 horas.

A Polônia afirmou que um míssil russo chegou a entrar e sair do seu espaço aéreo em direção ao território da Ucrânia.

O presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, compartilhou, em suas redes sociais, um vídeo com imagens do ataque que começou na noite desta quinta-feira e se estendeu ao longo da madrugada. De acordo com Zelenski, uma maternidade, prédios educacionais, edifícios residenciais e shoppings foram algumas das instalações atingidas pelos mísseis.

“Certamente responderemos aos ataques terroristas. E continuaremos a lutar pela segurança de todo o nosso país, de cada cidade e de cada cidadão. O terror russo deve e irá perder”, disse o presidente em seu perfil no X (antigo Twitter).

Kiev relata que o ataque russo começou de madrugada com 36 drones kamikaze Shahed-136, de fabricação iraniana, vindos do norte e do sudeste – 27 deles teriam sido destruídos.

Em seguida, entre 3 e 6 horas da manhã no horário local (22h de quinta e 1h de sexta, no horário de Brasília), 18 bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-95 foram empregados para lançar ao menos 90 mísseis de cruzeiro das famílias Kh-101, Kh-55 e Kh-555, uma versão atualizada do anterior, subsônicos e de fabricação soviética. Desses, 87 teriam sido abatidos.

A região de Kharkiv (leste) foi atingida, ainda de acordo com Força Aérea, por ao menos 14 mísseis de cruzeiro lançados da Crimeia e das regiões russas de Kursk e Belgorod. Os militares ucranianos afirmam ainda que Moscou empregou cinco jatos MiG-31, que atingiram alvos com cinco mísseis hipersônicos Kinjal, e mais cinco mísseis usados por aeronaves Su-35.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Compadre Washington é hospitalizado em Salvador após sentir desconforto abdominal
Guias do IPTU estarão disponíveis a partir de terça-feira em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/ucrania-promete-reacao-a-bombardeios-russos-que-deixaram-dezenas-de-mortos-e-atingiram-maternidade/ Ucrânia promete reação a bombardeios russos que deixaram dezenas de mortos e atingiram maternidade 2023-12-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar