Quinta-feira, 09 de dezembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
19°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul UFRGS desiste de exigir comprovante de vacinação contra covid no retorno às aulas presenciais

Compartilhe esta notícia:

Exigência do documento havia sido recomendada pelo Comitê Covid da universidade.

Foto: Divulgação
As doze obras selecionadas são as mesmas que tinham sido programadas para a edição 2021. (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) não exigirá o comprovante de vacinação contra covid para quem voltar a frequentar as aulas presenciais no próximo semestre. De acordo com portaria publicada nesta quarta-feira (27) pelo reitor, Carlos André Bulhões, não há lei federal que dê suporte a esse tipo de condicionamento.

Essa medida havia sido recomendada pelo comitê da própria universidade que trata de assuntos relacionados à pandemia. O retorno dos alunos aos campi está previsto para 17 de janeiro, de forma parcial.

O novo documento divulgado pela Reitoria também prorroga até o dia 30 de novembro a suspensão das atividades presenciais na UFRGS. O documento estende a vigência de decisões anteriores sobre o sistema de trabalho nos setores administrativos da UFRGS durante o período excepcional de pandemia.

Reconhece, ainda, o caráter excepcional de determinadas atividades acadêmicas, a exemplo de estágios obrigatórios e opcionais, bem como práticas de ensino em serviços de saúde e pesquisas em andamento com seres vivos ou relacionadas ao coronavírus, dentre outras. Os demais serviços continuam de forma remota.

Outra medida anunciada pelo comando da universidade federal é a assinatura de um termo de responsabilidade sobre as condutas que deverão ser adotadas no retorno às atividades presenciais. Isso vale para alunos, funcionários e trabalhadores terceirizados.

Por fim, o documento detalha as atividades do Colégio de Aplicação, conforme plano específico para a retomada. Os detalhes podem ser conferidos no site oficial www.ufrgs.br.

Feriado dos servidores

Comemorado nesta quinta-feira, 28 de outubro, o Dia do Servidor Público, teve o seu feriado transferido para a próxima segunda-feira (1º). O adiamento já havia sido confirmado em agosto pelo governo federal.

Em decorrência da medida, o expediente será normal para os servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul nesta quinta. Já a segunda terá ponto facultativo, proporcionando aos funcionários “emendar” com o feriado de terça (2), Dia de Finados.

Orientação profissional

O site da UFRGS apresenta o Serviço de Orientação Profissional (SOP) da universidade, um projeto de extensão ligado ao Instituto de Psicologia e que está completando 30 anos de atividades. A iniciativa partiu originalmente da professora Maria Célia Pacheco Lassance, que coordenou esse trabalho até se aposentar, em 2013.

Atualmente, o SOP oferece aconselhamento de carreira para jovens que estão em dúvida quanto ao seu futuro profissional e também para adultos em transição de carreira ou que desejam planejar suas trajetórias profissionais.

Para falar mais do projeto, a Rádio da Universidade disponibiliza programa em formato “podcast” com uma conversa com a professora Ana Cristina Garcia Dias, coordenadora do Serviço. Ela fala dos tipos de atendimentos prestados, além de sua importância para a formação dos estudantes e realização de pesquisas na área.

(Marcello Campos)

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Mais de 76% dos gaúchos adultos já completaram o esquema de imunização contra covid
Serviços públicos estaduais terão alterações devido ao Dia do Servidor e ao feriado de Finados
Deixe seu comentário
Pode te interessar