Sábado, 11 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 12 de janeiro de 2020
Por volta das 0h30min desse domingo, um ônibus de excursão com placa de Curitiba (PR) saiu da pista e tombou no quilômetro 24 da rodovia BR-290 (Freeway), próximo ao acesso à Santo Antônio da Patrulha, Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Dos 47 ocupantes, 13 passageiros (oito mulheres e cinco homens) se feriram sem maior gravidade e foram encaminhados a hospitais da região.
O motorista do coletivo e dois colegas de empresa que o acompanhavam na cabine (outro condutor e uma guia turística) saíram ilesos. Eles foram submetidos ao teste do bafômetro, que deu resultado negativo. De acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), o coletivo havia partido de Rivera (Uruguai) via Santana do Livramento (Fronteira-Oeste) para uma viagem de compras e tinha como destino a praia de Palhoça, no Litoral de Santa Catarina.
Devido ao acidente, a estrada chegou a ficar com duas faixas interrompidas no sentido Porto Alegre-Litoral desde o trabalho de resgate de passageiros e tripulantes até a remoção do ônibus, da empresa de turismo Bellatur. O trânsito de veículos no local só foi liberado por volta das 3h no trecho, localizado nas imediações do viaduto de acesso à RS-474.
Ainda segundo a PRF, o trecho onde o ônibus de turismo tombou está localizado antes de uma curva. Em caráter extraoficial, agentes da PRF entrevistados pela imprensa cogitarama hipótese de que o motorista tenha dormido na direção, causando a saída da pista. A Polícia Civil analisará os dados do tacógrafo do coletivo (um Volvo modelo B-12) para tentar entender melhor o que aconteceu.
Os passageiros moram nas cidades catarinenses de Criciúma, Florianópolis e Palhoça. A viagem começou na sexta-feira e a viagem de volta começou na noite de sábado. Uma pedagoga de 40 anos, ferida no acidente, relatou enquanto aguardava no hospital a liberação de uma irmã e de outros conhecidos que também estava na excursão:
“Eu só acordei quando o ônibus já estava tombado. Aí, depois disso o resgate foi bem rápido. Todo mundo foi bem atencioso com a gente. Sobre o acidente, acho melhor nem pensar no que poderia ter acontecido. A gente tem sorte por todos terem saídos vivos”.
Morte e prisão
Já em Mato Catelhano (Região Norte do Estado), por volta das 6h30min desse domingo uma mulher de 22 anos, natural de Passo Fundo, morreu na colisão de um Chevrolet Kadett contra uma árvore no quilômetro 264 da BR-285. Ela ocupava o banco do carona.
Já o motorista do veículo, um homem de 31 anos e nascido em Paraí (Serra), não se feriu, mas foi preso em flagrante. Além de não possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), ele “rodou” no teste de bafômetro. Apresentado à Polícia Civil, o condutor foi recolhido a um presídio local, por acusação de homicídio culposo.
(Marcello Campos)