Quinta-feira, 19 de junho de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Um ano depois, a Trensurb continua consertando os estragos feitos pela enchente

Compartilhe esta notícia:

A Trensurb apresentou nesta semana um balanço das ações e dos investimentos que vêm sendo realizados na recuperação plena da infraestrutura operacional da empresa. (Foto: Divulgação)

A Trensurb apresentou nesta semana um balanço das ações e dos investimentos que vêm sendo realizados na recuperação plena da infraestrutura operacional da empresa, pós-enchente do ano passado. Até a conclusão das obras será necessário o investimento total de R$ 342,67 milhões, distribuídos em 126 projetos, que envolvem sistemas de energia, sinalização, drenagem, reformas estruturais e aquisição de equipamentos, máquinas e ferramentas. Deste total, até o momento, 78,5% dos recursos já foram disponibilizados à empresa pelo governo federal, com expectativa de que a totalidade seja disponibilizada até 2027.

Os projetos fazem parte de um plano estratégico de recuperação de toda infraestrutura ferroviária duramente impactada pela enchente de maio de 2024. “O que estamos realizando não é apenas uma reconstrução, é uma transformação. Estamos modernizando o sistema metroviário com tecnologia mais robusta e soluções de engenharia que nos preparem melhor para enfrentar futuros desafios climáticos e operacionais”, afirma o diretor-presidente Nazur Garcia.

“Depois da enchente, primeiro, buscamos restabelecer a operação de todos os 43 km e 22 estações, com a finalidade de entregar à população os serviços que a Trensurb sempre prestou, o que fizemos ainda em 2024. Depois, passamos à fase da reconstrução, pois muitos sistemas voltaram a funcionar de forma parcial”, explicou Nazur. O diretor-presidente destaca que, certamente, é a maior reestruturação da história da empresa, com um esforço multisetorial que mobiliza diversas áreas técnicas e contratos estratégicos com foco na retomada da operação plena, na modernização dos sistemas e um impacto direto na confiabilidade e sustentabilidade do sistema metroviário do eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Alagamentos

Em razão de alagamentos nos trilhos entre as estações São Pedro e Farrapos da Trensurb, em Porto Alegre, causados pelo grande volume de chuva na Capital, os trens circulavam, nessa quarta-feira (18), somente entre as estações Farrapos e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos.

A viagem até o Centro de Porto Alegre era complementada pelo serviço de ônibus emergencial, gratuito para os usuários. O transporte é custeado pela Trensurb. O trajeto dos ônibus foi feito em linha circular, partindo da estação Farrapos até o Centro da Capital.

Confira a nota da Trensurb: “A casa de bombas localizada na bacia metroferroviária continua em funcionamento desde o início das fortes chuvas que atingiram a região metropolitana de Porto Alegre. O sistema está drenando até 1.000 litros por segundo e tem operado de forma contínua para escoar o volume acumulado de água. Apesar do funcionamento da casa de bombas, há um extenso volume de água entre as estações Farrapos e Mercado, impedindo a circulação segura dos trens nesse trecho. Assim, a operação ferroviária segue temporariamente interrompida entre as estações Farrapos e Mercado. Como medida emergencial, a Trensurb disponibilizou ônibus gratuitos para realizar o transbordo de passageiros neste trecho, garantindo a continuidade do deslocamento da população. A operação normal dos trens permanece entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos. No momento, não há previsão para o restabelecimento da operação no trecho alagado, o que depende da redução do nível da água para garantir as condições seguras de circulação. A Trensurb segue monitorando a situação e atuando com responsabilidade para retomar integralmente seus serviços o mais breve possível, priorizando a segurança dos usuários e trabalhadores”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Construindo heróis em casa: como Wilson Ganga tem inspirado a próxima geração de empreendedores angolanos
Em vitória da bancada ruralista, Congresso derruba veto de Bolsonaro, e dispensa registro para produção de bioinsumos
https://www.osul.com.br/um-ano-depois-a-trensurb-continua-consertando-os-estragos-feitos-pela-enchente/ Um ano depois, a Trensurb continua consertando os estragos feitos pela enchente 2025-06-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar