Segunda-feira, 05 de maio de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Um carro do Google sem motorista foi atingido por outro veículo nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

Pelas imagens, é possível ver que a dianteira do veículo ficou danificada, principalmente do lado esquerdo. (Foto: Reprodução)

Um carro autônomo da Waymo, empresa que pertence ao Google, foi atingido por outro veículo na sexta-feira (4) na cidade americana de Chandler, no Estado do Arizona.

A Chrysler Pacifica da Waymo estava rodando em modo autônomo, com um operador no banco do motorista. Ele teve ferimentos leves. Segundo a polícia local, o veículo não teve culpa no acidente. Ele teria sido atingido por outro carro, que tentava desviar de outro automóvel que ia no sentido contrário.

“O carro da Waymo não é o veículo infrator. Aconteceu de estar no lugar errado, na hora errada”, disse o investigador da polícia de Chandler ao jornal local Phoenix New Times.

Pelas imagens, é possível ver que a dianteira do veículo ficou danificada, principalmente do lado esquerdo. Por outro lado, os danos foram maiores no veículo que colidiu com a Pacifica, um cupê prata da Honda.

A Waymo é a divisão de mobilidade autônoma do Google, da Alphabet. Ela concorre na “corrida do carro autônomo” com outras empresas, como a Uber e a General Motors.

Em novembro do ano passado, a Waymo afirmou que iria dispensar o uso de motoristas nos testes no Arizona. Os veículos autônomos já rodavam em 25 cidades do Arizona, utilizando cerca de 600 unidades da Pacifica.

Recentemente, a empresa também anunciou que iria adquirir unidades do Jaguar I-Pace, o mais recente lançamento da empresa britânica, que é totalmente elétrico.

Segundo caso

Apesar de não ter sido causado pelo autônomo, o caso é o segundo acidente com este tipo de veículo em pouco mais de um mês.

No final de março, também no Arizona, mas na cidade de Tempe, um Volvo XC90 autônomo da Uber atropelou e matou uma mulher.

Neste acidente, o veículo também estava em modo autônomo, com uma operadora no banco do motorista.

Era noite, e estava escuro. Pelas imagens divulgadas depois do acidente, só é possível ver a vítima quando ela está no meio da pista. Antes disso, o trecho estava com pouca iluminação.

Campo de batalha

Pode ser que carros autônomos ainda demorem algum tempo antes de chegarem em massa às ruas, mas no campo de batalha a tecnologia não deve demorar. Ao menos é essa a previsão do subsecretário de Defesa dos Estados Unidos, Michael Griffin.

De acordo com a Bloomberg, Griffin recentemente disse a membros do Congresso norte-americano que os carros sem motorista deverão ser vistos em cena no Exército antes de ganharem as ruas.

Segundo a publicação, Griffin disse que 52% dos acidentes em zonas de combate ocorreram com veículos que estavam entregando alimentos, combustível e outros equipamentos: “Você fica em posição muito vulnerável quando está realizando uma atividade desse tipo”, afirmou. Na visão dele, se essas pessoas fossem substituídas por tecnologia autônoma, um número incontável de vidas poderia ter sido salva.

A guerra do Iraque, em particular, foi notabilizada pela presença de bombas em estradas, que mataram ou feriram gravemente um grande número de pessoas desde o começo do conflito, em 2003.

De acordo com Griffin, o emprego da tecnologia autônoma em zona de combate é mais fácil porque, ao contrário do que ocorre em centros urbanos, em campos de batalha não há preocupação com pedestres e sinais de trânsito.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Um tumor de quase 60 quilos foi retirado do ovário de uma mulher nos Estados Unidos
O ex-sócio de Luciano Huck é suspeito de operar para o MDB e foi preso sob suspeita de participar de esquema de doleiros
https://www.osul.com.br/um-carro-sem-motorista-do-google-foi-atingido-por-outro-veiculo-nos-estados-unidos/ Um carro do Google sem motorista foi atingido por outro veículo nos Estados Unidos 2018-05-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar