Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
18°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Um cartório de Roraima agora emite registro de nascimento a animais de estimação com o sobrenome do dono

Compartilhe esta notícia:

O cão Gaspar Lapóla foi o primeiro pet registrado em Boa Vista. (Foto: Reprodução)

Donos de animais domésticos agora podem obter o registro de guarda, uma espécie de certidão de nascimento, dos bichos que muitas vezes são tratados como integrantes da família. O documento passou a ser oferecido na última sexta-feira (21) no Cartório do 1º Ofício, em Boa Vista (RR), e pode até ter o sobrenome dos guardiões para provar o “parentesco”.

Com 6 anos, Gaspar, um cão sem raça definida, foi o primeiro pet da capital a ter o “Identpet”, como também é chamado o registro de guarda.
O documento foi emitido no nome da Yawara, uma associação de proteção animal, mas levou o sobrenome da estudante Letícia Lapóla, que a partir de agora assume a guarda dele.

Letícia é uma das voluntárias da Yawara e se apegou a Gaspar em uma das ocasiões em que visitou o abrigo, por isso resolveu adotá-lo. Para a estudante, que também é dona de outros três cães, o registro dá segurança ao dono e se torna algo que “ninguém pode tomar”.

“É uma maneira de provar que o animal é nosso, até porque eu considero os animais como membros da família. Me sinto mãe deles. No meu coração o Gaspar já era registrado. Hoje foi só a oficialização”, disse.

O “Identpet” é emitido com o nome do animal, raça, cor, tamanho, data de nascimento e o nome do dono. Caso o bicho tenha cicatrizes ou outras características, essas informações também são acrescentadas ao documento.

No cartório, segundo explicou o tabelião Josiel Loureiro, ficam arquivadas fotos do animal em casos de perda, por exemplo.

“Hoje, para muitas pessoas, os animais domésticos são mais importantes até que alguns seres humanos. Então ter um documento que prove essa relação é muito importante. Nossa intenção é valorizar essa relação e dar segurança tanto ao dono quanto ao animal”, disse Loureiro.

O registro de guarda de animais domésticos é um documento que também auxilia na busca por animais perdidos ou roubados e até em casos de disputa de guarda.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mega-Sena pode pagar 3 milhões de reais neste sábado, segundo a Caixa
Três estabelecimentos são fechados pela Smic no bairro Cidade Baixa
https://www.osul.com.br/um-cartorio-de-roraima-agora-emite-registro-de-nascimento-animais-de-estimacao-com-o-sobrenome-do-dono/ Um cartório de Roraima agora emite registro de nascimento a animais de estimação com o sobrenome do dono 2017-07-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar