Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Um dos alunos que humilhou um professor no Rio de Janeiro pode pegar até 9 anos de prisão por corrupção de menores

Compartilhe esta notícia:

Caso aconteceu em um Ciep de Rio das Ostras. (Foto: Reprodução)

O aluno maior de idade que aparece nas imagens onde estudantes humilham um professor em Rio das Ostras (RJ) pode pegar até nove anos de prisão por conta dos crimes, que incluem corrupção de menores e dano ao patrimônio público. Quatro envolvidos já foram identificados, sendo três adolescentes. As informações são do portal de notícias G1.

O caso aconteceu no Ciep Mestre Marçal e o vídeo, que mostra até um aluno arremessando um objeto da direção do professor, foi parar nas redes sociais.

“Com base nas imagens e no que nós vimos [durante a vistoria na escola], nós capitulamos como desacato, dano ao patrimônio público e, para o maior [de idade], corrupção de menores, porque ele teria praticado esses fatos em concurso com os menores de idade. Então, por exemplo, para esse maior, somando todas essas penas, ele estaria sujeito a até nove anos de prisão”, disse o delegado Carmelo Santa Lúcia, da 128ª Delegacia de Polícia.

“Vai matar o professor, cara? Faz isso não. O cara te dá aula, o cara é maneiro”, diz um colega em um dos trechos do vídeo. Ele recebe a resposta do aluno que afrontava o educador: “O cara nunca mais vai dar”.

O professor Thiago dos Santos Conceição disse que tem medo de voltar a Rio das Ostras depois das ameaças. Nas imagens, ele permanece calmo durante todo o tempo em que é provocado pelos estudantes.

“Eu não posso voltar a Rio das Ostras porque dentro dessas ameaças, alunos pediram para eu tomar cautela, para eu ter cuidado para não ser morto”, disse o professor durante a entrevista dada à TV Globo.

O delegado vai colher o depoimento de testemunhas, do professor e de outros professores para comprovar a gravidade das ameaças.

“Porque se ocorreu [a ameaça de morte], sem dúvidas vai agravar demais a situação dos envolvidos”, disse Carmelo Santa Lúcia.

Durante a vistoria realizada na sexta-feira (21) na escola, a polícia apreendeu objetos, como a calça que foi arremessada contra Thiago quando ele escrevia no quadro.

O delegado disse que foi solicitada a perícia do local para constatar, por exemplo, os danos ao patrimônio público.

“O quadro está quebrado, o local está completamente pichado, pichações de órgãos genitais, pichações de apologia à facções criminosas”, afirmou Carmelo. O inquérito para apurar a humilhação sofrida pelo professor foi aberto pela Polícia Civil na quarta-feira (20).

Por meio de nota enviada pela assessoria de comunicação da Prefeitura, a Secretaria de Educação de Rio das Ostras disse os alunos envolvidos foram imediatamente suspensos e que outras medidas socioeducativas estão sendo analisadas.

A Prefeitura afirmou também que o professor receberá todo o suporte jurídico e psicológico, e que tomará medidas para que o apoio aos educadores, também na área psicológica, seja ampliado.

Segundo o município, o professor já havia relatado que sofria agressões verbais, inclusive de cunho racista. As agressões mostradas no vídeo foram informadas pelo professor à ouvidoria na terça-feira (18).

“Segundo a direção da escola, a turma é formada por alunos que vieram transferidos de outra unidade de ensino, e muitos deles são indisciplinados. No entanto, ainda não tinham sido registrados episódios como os ocorridos nesta semana”, pontuou a nota.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Os crimes contra a vida no RS mantêm a queda nos oito primeiros meses deste ano
O governo do Estado emite uma nota oficial sobre a renúncia da Shanghai Electric em investimentos no RS
https://www.osul.com.br/um-dos-alunos-que-humilhou-um-professor-no-rio-de-janeiro-pode-pegar-ate-9-anos-de-prisao-por-corrupcao-de-menores/ Um dos alunos que humilhou um professor no Rio de Janeiro pode pegar até 9 anos de prisão por corrupção de menores 2018-09-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar