Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um dos fundadores da Apple desistiu da empresa bem no começo e perdeu 60 bilhões de dólares

Compartilhe esta notícia:

Wayne também desenhou o primeiro logotipo da empresa. (Crédito: Reprodução)

AApple acabou de completar 40 anos de idade, um bom motivo para encontrar o homem que ajudou na fundação da companhia e dias depois se afastou de tudo. Ronald G Wayne, 81 anos, mora em uma casa simples em Pahrump (EUA). Quando estava com 41 anos, Wayne trabalhava para a fabricante de videogames Atari e foi ali que ele conheceu um jovem chamado Steve Jobs que sempre pedia conselhos a ele.
Em uma das vezes, Jobs perguntou se deveria começar um negócio fabricando máquinas caça-níqueis. Wayne respondeu que não. Ele também questionou se deveria ir até a Índia para “se encontrar”, Wayne respondeu que, se ele precisasse, deveria. Mas a questão que colocou Wayne na história da Apple foi outra: “Você poderia me ajudar a colocar algum juízo na cabeça do Steve Wozniak?” “Leve ele lá em casa. Vamos sentar e bater um papo”, respondeu.

Remontando computadores.
O carismático e amável Wozniak – também conhecido como Woz – trabalhava com Jobs na desmontagem de computadores feitos para empresas e os remontava, transformando-os em algo mais pessoal.
Os dois frequentavam um local que reunia entusiastas que desmontavam circuitos e reconstruiam tudo de um jeito novo. Woz era o melhor do clube. Jobs queria que Woz trabalhasse exclusivamente para a Apple mas ele não concordava.

Então Jobs e Woz se reuniram no apartamento de Wayne para tentar se acertar. “Jobs achava que eu era, de alguma forma, mais diplomático que ele”, disse. “Ele estava muito ansioso para continuar com Woz, para produzir o computador. Mas Woz era um sujeito caprichoso, tudo o que ele fazia era pela diversão. Woz não tinha o conceito de negócios nem das regras do jogo.”
Com 45 minutos de conversa, Wayne mudou tudo. “Ele comprou a ideia. Ele entendeu.”

Divisão.
Os três resolveram dividir a Apple assim: Jobs e Wozniak ficavam com 45% da empresa cada um e Wayne com 10%. Estava determinado também que Wayne seria a voz da razão em caso de disputas. Mas 12 dias depois, Wayne se retirou do contrato, se desligando do que hoje é uma das empresas mais valiosas do planeta e perdendo a sua fatia no valor da Apple, que chega a 600 bilhões de dólares.

Naquela época, Jobs tinha conseguido o primeiro acordo da Apple: uma pequena rede de lojas de computação, a Byte Shop, queria 50 máquinas. A Apple teria que pegar emprestado 15 mil dólares. Mas Wayne ficou sabendo que a rede não tinha uma reputação boa em termos de quitar suas dívidas.

“Se a empresa falir, somos individualmente responsáveis pelas dívidas. Jobs e Wozniak não tinham um tostão. Eu tinha uma casa, uma conta bancária e um carro. Eu poderia ser alcançado”, conta Wayne, que disse aos dois que ajudaria onde pudesse, mas não seria mais parte da Apple oficialmente.

A última contribuição de Wayne foi desenhar o primeiro logotipo da empresa – um desenho de Isaac Newton sentado embaixo de uma árvore, com uma maçã prestes a cair em sua cabeça. Wayne assinou a imagem, mas Jobs pediu que ele retirasse a assinatura.

Meses depois de cortar sua relação formal com a Apple, Wayne recebeu uma carta. “A carta dizia que tudo o que eu tinha que fazer era abdicar de todo e qualquer interesse que eu pudesse ter em relação à Apple Computer Company e o cheque seria meu. Até onde eu podia ver, era ‘dinheiro encontrado’. Então fui em frente, assinei”, disse. Wayne ganhou 1,5 mil dólares (cerca de 5,3 mil dólares).

Wayne parece não se arrepender com a decisão de abrir mão de seus 10% da Apple, que hoje valeriam quase 60 bilhões de dólares.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Polícia apreende fuzil belga com adolescente em Canoas
Tudo que você precisa saber antes de comprar um plano de saúde
https://www.osul.com.br/um-dos-fundadores-da-apple-desistiu-da-empresa-bem-no-comeco-e-perdeu-60-bilhoes-de-dolares/ Um dos fundadores da Apple desistiu da empresa bem no começo e perdeu 60 bilhões de dólares 2016-04-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar