Ícone do site Jornal O Sul

Um estagiário do Google põe um anúncio errado no ar e causa um prejuízo de 10 milhões de dólares

Empresa confirmou o erro e disse que honrará os pagamentos aos provedores. (Foto: Reprodução)

Um trabalhador desastrado do Google cometeu um erro que já se tornou clássico nos velozes mercados eletrônicos: apertar a tecla errada em um treinamento e com isso encaminhar um falso anúncio a grande número de páginas da web e apps.

O erro, que aconteceu esta semana, fez o falso anúncio – um retângulo amarelo sem texto – aparecer em muitos sites e apps nos Estados Unidos e na Austrália, nos quais esteve visível por aproximadamente 45 minutos.

A incapacidade de evitar um erro humano tão corriqueiro é um revés para o Google, que liderou a automação do processo de colocação de publicidade online e é visto em geral como líder na aplicação da inteligência artificial à maneira pela qual esses mercados funcionam.

O Google confirmou o erro e disse que “honrará os pagamentos aos provedores de conteúdo por quaisquer anúncios adquiridos”.

A empresa não se pronunciou sobre a escala do problema, mas uma fonte do setor publicitário estimou um custo potencial de US$ 10 milhões (R$ 39 milhões).

O erro aconteceu quando um grupo de trainees na área de publicidade do Google estava sendo ensinado a usar o sistema eletrônico, disse uma pessoa informada sobre o erro. Um dos participantes foi além do pretendido e na verdade submeteu uma ordem de compra.

O erro passou despercebido pelo Google por cerca de 45 minutos – período muito longo nos mercados de leilões online de publicidade –, apesar do alcance amplo do anúncio.

Sair da versão mobile