Quarta-feira, 15 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 13 de janeiro de 2016
Oatual vice-presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Cláudio Lamachia, do Rio Grande do Sul, será candidato único ao comando da entidade por três anos. A eleição será no dia 31, com votação dos 81 conselheiros federais.
Além de Lamachia, compõem a chapa Luís Cláudio Chaves (MG), como vice-presidente; Felipe Sarmento (AL), como secretário-geral; Ibaneis Rocha (DF), como secretário-geral adjunto; e Antônio Oneildo Ferreira (RR), como diretor-tesoureiro, função que ocupa na atual gestão.
O prazo para candidaturas terminou no dia 31 de dezembro e não foram registradas chapas concorrentes. O mandato começará no dia 1 de fevereiro e vai até 31 de janeiro de 2019. Presidente da OAB-RS por duas vezes, Lamachia teve o apoio do presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho e das 27 seccionais da entidade nos Estados e no Distrito Federal.
Coêlho comentou que a chapa única é reflexo da gestão compartilhada e participativa da OAB nacional, que alcançou o apoio das 27 seccionais da entidade, bem como da elevada capacidade de liderança do vice-presidente e candidato ao comando até 2019.
Nascido em Porto Alegre, Lamachia, 54 anos, se formou na Pucrs e sempre exerceu a advocacia privada no campo do direito empresarial. Além de líder da OAB-RS de 2007 a 2012, presidiu também a Associação Nacional dos Advogados do Banco do Brasil, foi vice-presidente da Associação Americana de Juristas, membro do Conselho Fiscal do Sindicato dos Advogados do Rio Grande do Sul e ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto. (AG)