Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

| Um novo aplicativo para celular indica os trechos menos importantes dos filmes, para que você possa ir ao banheiro durante a sessão de cinema

Compartilhe esta notícia:

Novidade é alvo de controvérsia. (Foto: Reprodução)

Se antes as sessões de cinema em casa faziam de tudo para reproduzir a experiência de estar no cinema, agora é o cinema que copia as vantagens de ficar em casa. Uma das inovações, nesse sentido, é um aplicativo que acaba de ser lançado, com uma proposta inusitada.

Trata-se do RunPee – o nome, em inglês, é uma brincadeira com “corra (run) para fazer xixi (pee)”, que indica as partes menos interessantes de um filme, para que o espectador possa ir e voltar ao banheiro durante a sessão sem se perder na compreensão da história.

O RunPee, que começou como um site, pode ser acessado por meio de celulares do tipo iPhone/iPods touch. Ao fazer o download, o cinéfilo tem acesso a um portal com resenhas de filmes.

Caso ele esteja com a bexiga cheia – ou em apuros digestivos – pode obter informações sobre trechos menos relevantes dos longa-metragens. De posse dessa informação, a pessoa pode se ausentar momentaneamente da poltrona, em direção ao mictório ou vaso sanitário mais próximo.

Fora da sala de exibição, o espectador pode conferir na telinha do telefone ou tablet um resumo do que está rolando na telona da chamada Sétima Arte. “Nós fornecemos uma sinopse daquela cena menos importante, para você saber exatamente o que perdeu”, explica o texto oficial no site www.runpee.com.

A intenção dos responsáveis pela página é atualizar constantemente o banco de dados com novas dicas. Isso vale tanto para filmes que acabaram de estrear quanto para clássicos como “O Poderoso Chefão”, “Casablanca” e “Guerra nas Estrelas”. O aplicativo também informa quando existem cenas pós-créditos.

Controvérsia

Tudo muito prático, mas que já é alvo de críticas por aqueles que temem “efeitos colaterais” como o aumento do entra-e-sai no cinema. “Talvez a melhor ideia ainda seja moderar nas bebidas e ir ao banheiro antes do começo da sessão”, defendeu um site especializado em filmes. “Nenhuma sinopse vai dar conta da experiência de ver a cena por si próprio, mesmo aquelas supostamente menos importantes.”

Também não faltam indagações intelectuais sobre comprometimento da percepção de um longa-metragem, que costuma ser feito de início, meio e fim. “Será que esses trechos ‘mortos’ não têm a sua função na trama?”, questionou um crítico. “Afinal, depois de uma cena de grande impacto, um momento mais calmo pode ser exatamente o que o público precisa para absorver a informação anterior.”

Por outro lado, atores como o australiano Hugh Jackman já manifestaram simpatia em relação à novidade. “Eu descobri esse aplicativo graças a uma recomendação de Anne Hathaway”, declarou à imprensa o protagonista de megaproduções como “Os Miseráveis” e “X-Man”, citando a sua colega norte-americana.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de |

“Olho fantasma”, a síndrome que desafia os médicos
Governo da China lança aplicativo para delatar corrupção e denúncias disparam
https://www.osul.com.br/um-novo-aplicativo-para-celular-indica-os-trechos-menos-importantes-dos-filmes-para-que-voce-possa-ir-ao-banheiro-durante-a-sessao-de-cinema/ Um novo aplicativo para celular indica os trechos menos importantes dos filmes, para que você possa ir ao banheiro durante a sessão de cinema 2017-09-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar