Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um submarino da Primeira Guerra Mundial com tripulantes a bordo foi localizado na Bélgica

Compartilhe esta notícia:

As costas da Bélgica e do Reino Unido foram uma área de intensos combates durante a Primeira Guerra. (Foto: Reprodução)

A descoberta em ótimo estado de conservação de um submarino alemão da Primeira Guerra Mundial na costa belga levou as autoridades a indicar a possível presença de sua tripulação. “Acreditávamos que já tínhamos descoberto todos os submarinos afundados na região. Foi uma surpresa total”, declarou à agência de notícias AFP Tomas Termote, especialista belga responsável por esse achado inédito.

As águas do Mar do Norte entre as costas da Bélgica e do Reino Unido foram uma área de intensos combates durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Até à data, dez submarinos haviam sido encontrados em águas belgas, mas nenhum desse tamanho – 27 metros de comprimento, com uma pequena parte amputada na frente – nem nesse estado de conservação, com todas as escotilhas fechadas, segundo Termote.

O submarino está a cerca de 30 metros de profundidade ao largo da costa da cidade de Ostende (leste), na província de Flandres Ocidental, indicou o arqueólogo de profissão, que não revelou o local exato para impedir a chegada de curiosos.
O submarino, um lança-torpedos “UB-II”, de acordo com Termote, deveria ter 23 homens a bordo, que ficaram presos em seu interior quando provavelmente colidiu com uma mina.

“Todos os UB-II tinham 23 homens a bordo”, um comandante e 22 marinheiros, afirma Jean Mees, diretor do Instituto Flamengo do Mar (VLIZ, Vlaams Instituut voor de Zee). O submarino encontrado durante um mergulho de Termonte “está praticamente intacto, tudo ainda está fechado”, de acordo com o diretor do VLIZ.

“Se os alemães quiserem recuperar os corpos, é possível, mas improvável”, estimou Mees. A Alemanha perdeu 1.200 soldados em seus 70 submarinos afundados na costa belga durante os quatro anos de conflito, segundo o arqueólogo.

Este é o 11º submarino militar alemão da Primeira Guerra encontrado em águas belgas, comunicou o diretor do Instituto Marinho de Flandres, Jan Mees. “O submarino está intacto, tudo ainda está fechado. Isso foi o que Termote viu durante sua primeira visita”, disse. O dano na proa do submarino indica que a embarcação pode ter sido atingida por uma mina. Dois tubos de torpedos foram destruídos, mas a estrutura inferior está intacta e selada.

Imagens de vídeo mostram que o submarino está incrustado com cracas e algas, além de estar adornado com equipamento de pesca, incluindo redes.

Esse tipo de embarcação foi largamente usada na Primeira Guerra Mundial, sendo empregada por todas as grandes marinhas. Atualmente ão usados com fins científicos tanto na água doce quanto salgada para trabalhar em profundidades muito grandes para mergulhadores humanos.

Os submarinos englobam uma vasta gama de tamanho de embarcação. Desde embarcações de duas pessoas que são utilizadas para explorar a superfície marinha por poucas horas até os nucleares norte americanos da Classe Ohio, os quais permanecem submersos por metade de um ano e carregam mísseis nucleares suficientes para destruir centenas de cidades. Há também submarinos especializados em resgate de submarinos e pequenos submarinos movidos por uma pessoa elaborados para competição entre as universidades.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Sistema de software identifica pelo rosto quem é gay e isso gera preocupação nos cientistas
Na Alemanha, Angela Merkel agora busca aliados para o seu governo após a vitória apertada
https://www.osul.com.br/um-submarino-da-primeira-guerra-mundial-com-tripulantes-a-bordo-foi-localizado-na-belgica/ Um submarino da Primeira Guerra Mundial com tripulantes a bordo foi localizado na Bélgica 2017-09-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar