Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Um terremoto no mar Egeu sacudiu edifícios na Grécia e na Turquia; pelo menos uma pessoa morreu

Compartilhe esta notícia:

Muitas casas na Turquia são construídas sem respeitar as normas de segurança. (Foto: Reprodução)

Um terremoto de 6,3 graus na escala Richter atingiu a costa oeste da Turquia e a ilha grega de Lesbos nesta segunda-feira (12), matando uma mulher e sacudindo edifícios desde a província turca Izmir do mar Egeu a Atenas, a capital da Grécia.

O epicentro do tremor aconteceu cerca de 84 quilômetros a noroeste da cidade costeira turca de Izmir, informou o EMSC (Centro Sismológico Europeu e Mediterrâneo, na sigla em inglês) em seu site. O Observatório Nacional de Atenas apontou magnitude um pouco mais baixa, de 6,1 graus na escala Richter.

Danos extensos foram relatados em uma localidade em Lesbos, que estava no centro de uma crise de imigração há dois anos, quando centenas de milhares de refugiados de guerra chegavam em busca de uma porta de entrada para a Europa.

Imagens de TV mostraram edifícios danificados e detritos que bloqueavam ruas estreitas em Vrisa, uma comunidade de cerca de 600 pessoas ao sul da ilha.

“Dezenas de edifícios entraram em colapso e ruas foram bloqueadas”, disse Marios Apostolides, comandante da divisão da brigada de bombeiros.

Uma mulher, na faixa dos 60 anos, foi esmagada pelo telhado de sua casa e morreu, disse o prefeito da ilha. Autoridades locais disseram que pelo menos dez pessoas ficaram feridas.

“O tremor foi realmente forte. Tudo na minha clínica começou a sacudir loucamente, todos nós corremos para fora com os pacientes”, contou Didem Eris, dentista de 50 anos do bairro de Karsiyaka, em Izmir. “Estamos muito acostumados com terremotos por sermos de Izmir, mas este foi diferente. Pensei comigo mesmo que desta vez íamos morrer”, acrescentou.

Usuários das redes sociais que disseram estar no Oeste da Turquia relataram um tremor forte e demorado.

“Vamos ter os tremores secundários nas próximas horas, dias e semanas”, disse Haluk Ozener, diretor do Observatório Kandilli da Turquia, ressaltando que os tremores secundários podem ter magnitudes de até 5,5 graus na escala Richter.

Um terremoto dessa intensidade costuma provocar muitos danos na Turquia, onde muitas casas são construídas sem respeitar as normas de segurança.

Estas leituras se baseiam na escala aberta de Magnitude de Momento, utilizada atualmente pelo serviço sismológico norte-americano, que mede a área da falha de ruptura e a quantidade total de energia liberada pelo movimento telúrico

Grandes falhas geológicas cruzam a Turquia, e pequenos terremotos são uma ocorrência quase diária.

Outros casos de terremotos

Em maio de 2011, um tremor deixou dois mortos e 79 feridos em Simav, no Noroeste da Turquia.

Mais de 600 pessoas morreram em outubro deste mesmo ano, na província turca Van devido a um sismo de magnitude 7,2 graus na escala Richter e tremores secundários violentos. O terremoto ocorreu “muito perto da superfície”, a apenas 5 quilômetros de profundidade. Por isso, foi sentido como um terremoto de 8 ou 9 graus de magnitude.

O tremor destruiu cerca de 80 prédios em Ercis e outros dez edifícios em Van, onde moradores apavorados deixaram suas casas enquanto equipes de resgate e voluntários tentavam encontrar sobreviventes entre escombros.

Já em 1999, dois grandes terremotos mataram cerca de 20 mil pessoas também no Noroeste densamente povoado do país.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Em busca de apoio, Michel Temer se reúne com governadores para discutir alívio financeiro para os Estados
O presidenciável do MDB, Henrique Meirelles, desconversou ao ser questionado se daria um ministério para Michel Temer manter o foro privilegiado. Ele se limitou a dizer que não faz “nomeações antes da hora”
https://www.osul.com.br/um-terremoto-no-mar-egeu-sacudiu-edificios-na-grecia-e-na-turquia-pelo-menos-uma-pessoa-morreu/ Um terremoto no mar Egeu sacudiu edifícios na Grécia e na Turquia; pelo menos uma pessoa morreu 2017-06-12
Deixe seu comentário
Pode te interessar