Sábado, 19 de Junho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Mostly Cloudy

Geral Uma avalanche em estação de esqui suíça soterrou turistas

Compartilhe esta notícia:

Acidente aconteceu em resort no Sul do país. (Foto: Reprodução)

Equipes de resgate buscam sobreviventes de uma avalanche que deixou ao menos dez pessoas soterradas em uma estação de esqui na região da geleira Plaine-Morte, na Suíça, no início da tarde desta terça-feira (19). O acidente ocorreu a uma altitude de 2.750 metros, em uma época em que o resort está cheio. De acordo com a polícia, quatro pessoas foram socorridas, e uma delas corre risco de vida.

“Estamos chocados e temos esperança que haja um resultado positivo para essas pessoas”, afirmou o prefeito de Crans-Montana, Nicolas Féraud, ao jornal “Le Nouvelliste”, afirmando que o número de desaparecidos pode chegar a 12.

Segundo a polícia local, o desastre ocorreu em uma pista de esqui em Crans-Montana, no cantão de Valais, na Suíça. De acordo com a emissora “RTS”, o Ministério Público de Valais abriu uma investigação e trabalha com duas hipóteses: uma avalanche desencadeada por esquiadores ou espontânea: a temperatura quente pode ter derretido a neve pesada. O momento coincidiu com as férias escolares em alguns cantões suíços.

“Uma avalanche ocorreu no setor de Plaine-Morte, equipes de busca e resgate estão no local. Várias pessoas estão soterradas”, disse a polícia de Valais no Twitter. De acordo com a imprensa local, a avalanche cruzou a parte inferior da pista de Plaine-Morte, cobrindo-a com um manto de três a quatro metros de altura.

Equipes de emergência bloquearam outras pistas e ajudaram na evacuação de esquiadores. Oito helicópteros, 12 cães e mais de 240 policiais, equipes de resgate e soldados, trabalharam para encontrar mais pessoas embaixo da neve.

“Equipes de resgate chegaram muito rapidamente ao local, resgataram quatro pessoas feridas, incluindo uma cuja vida está em perigo, e três ficaram feridas mais superficialmente”, afirmou o comandante da polícia de Valais, Christian Varone, em entrevista coletiva. “Testemunhas nos disseram que poderia haver mais pessoas enterradas sob a neve, é por isso que estamos buscando a busca com meios consideráveis.”

Uma usuária do Instagram publicou imagens do local onde a neve veio abaixo. Nos vídeos em seus Stories, é possível ouvir o barulho de helicópteros das equipes de resgate sobrevoando a área.

“Tão assustador”, disse a internauta @mariavanonen. “Só viemos esquiar em algumas pistas”, afirmou em outro post na rede social.

O site da estação de esqui indica que o risco dessa avalanche equivale a 2 em uma escala que varia de 1 a 5. As avalanches em uma pista sinalizada são muito raras, já que geralmente ocorrem em áreas fora de seus limites.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

As Forças Armadas da Venezuela se declararam “em alerta” e fecharam a fronteira marítima com Antilhas
O Supremo manteve a decisão que condena Bolsonaro a indenizar a deputada Maria do Rosário e a se retratar publicamente
Deixe seu comentário
Pode te interessar