Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Uma campanha contra os acidentes de trabalho ilumina de verde alguns dos locais mais famosos de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Estádios de Inter e Grêmio estão no roteiro do "Abril Verde". (Foto: Divulgação/Inter)

Em todo o País, são realizadas ações ao longo deste mês para sensibilizar a sociedade sobre a importância do investimento em prevenção de acidentes e adoecimento no trabalho, assim como a necessidade de notificação dos casos. É a campanha “Abril Verde”, chama a atenção para a necessidade de “gerir riscos, prevenir acidentes, promover saúde no trabalho”.

A promoção conjunta reúne o MPT-RS (Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul) e a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, dentre outros parceiros. Está prevista a iluminação verde em locais estratégicos da cidade, evento informativo no largo Glenio Peres (Centro Histórico) e campanha publicitária em ônibus, além de exposição de um laço inflável verde em diferentes pontos da cidade.

Alguns prédios e estruturas já contam com iluminação verde, como a Ponte do Guaíba, que permanecerá com essa cor até o fim do mês. A área externa da Arena do Grêmio também ficará iluminada, ação que se repetirá no estádio Beira-Rio no dia 28. Nesta segunda-feira, começa a campanha informativa com anúncios nas traseiras de 50 ônibus do transporte coletivo da Capital.

A campanha é voltada inicialmente aos públicos mais atingidos pelos acidentes de trabalho na capital: motoboys (em acidentes de trânsito) e trabalhadores da construção civil (em quedas de altura). A campanha deve se estender até o segundo semestre.

Já a versão inflável do laço verde, símbolo da campanha, está sendo instalada de forma volante: deste sábado até a próxima sexta-feira em serviços do “Sistema S” (Sesc, Sesi e Senac), de 20 a 23 na Secretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia, de 24 a 26 no TRT e no dia 29 no HPS (Hospital de Pronto Socorro).

Dia 30, serão prestadas informações à população, no Largo Glenio Peres. Técnicos do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Sacretaria Municipal de Porto Alegre e órgãos parceiros farão treinamentos, simulações e explicarão ao público aspectos de gestão de risco no trabalho, pela manhã e à tarde.

No mesmo dia, das 14h30min às 16h30min, a Escola de Gestão Pública realiza curso destinado exclusivamente a servidores da prefeitura porto-alegrense. Com o tema “Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho”, a capacitação ministrada pela psicóloga Monica Kranen responderá questões fundamentais.

O mês de abril foi escolhido para a realização do movimento “Abril Verde” por duas datas, 7 de abril (Dia Mundial da Saúde) e 28 de abril (Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho).

Estatística

Dados oficiais demonstram a ocorrência de um acidente de trabalho a cada 48 segundos no Brasil, com um caso fatal a cada três horas. De janeiro de 2018 até 29 de março deste ano, foram registrados mais de 800 mil acidentes de trabalho, resultando em quase 3 mil mortes.

Nos dois últimos anos, após melhorias nos sistemas de informação da saúde, foram identificados 10.948 acidentes de trabalho, um aumento de 13,19% em relação a 2016. Agora, melhor identificados, os acidentes de trabalho caracterizados como graves aumentaram 230%.

Sobre o perfil dos casos de acidentes graves, 77,44% são trabalhadores do sexo masculino, de 20 a 29 anos. Nos acidentes graves típicos (acidente que ocorre durante a execução do trabalho), os pedreiros e os motofretistas foram os profissionais que mais se acidentaram durante trabalhos em altura e tráfego em vias públicas respectivamente.

Os dados mostram que a rede emergencial de Porto Alegre está mais atenta na identificação dos acidentes e correlação com o trabalho. Com a criação de marcadores, a vigilância rastreia e investiga os casos graves, visando prevenir novas ocorrências.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Mistério! Taylor Swift lança contagem regressiva em seu site e deixa fãs curiosos
“Cabe a governantes dar condições para o agronegócio se desenvolver mais”, disse o governador gaúcho na posse da Farsul
https://www.osul.com.br/uma-campanha-contra-os-acidentes-de-trabalho-ilumina-de-verde-alguns-dos-locais-mais-famosos-de-porto-alegre/ Uma campanha contra os acidentes de trabalho ilumina de verde alguns dos locais mais famosos de Porto Alegre 2019-04-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar