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Por Redação O Sul | 7 de janeiro de 2019
Nessa segunda-feira, a editoria de esportes da emissora alemã Deutsche Welle postou no Twitter uma piada que irritou torcedores brasileiros nas redes sociais. A brincadeira consistiu em um trocadilho visual com uma das formas de se escrever a data de 7 de janeiro – 07.01 – para relembrar a goleada imposta pela Seleção da Alemanha sobre o Brasil na Copa de 2014.
A mensagem, compartilhada com quase 53 mil seguidores, trazia na legenda: “Bom dia! Feliz 07.01”. Não demorou para que a provocação despertasse a ira de diversos seguidores brasileiros da rede germânica (que conta com sucursal no País). Em tom de vingança, um deles reagiu usando uma “arma” semelhante:
Ele postou um “Feliz 2019” no qual a bandeira da Coreia do Sul aparece no lugar do número 2 e a da Alemanha no lugar do zero, em uma referência ao placar da eliminação precoce do país europeu na fase de grupos do Mundial da Rússia, em junho do ano passado. O desempenho pífio dos campeões de 2014 foi considerado um vexame histórico pela imprensa que cobria o torneio (cujo campeão seria a França).
Outros internautas lembraram os cinco títulos mundiais do Brasil (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e o triunfo da Seleção Canarinho sobre os germânicos na final da Copa do Mundo de 2002 (realizada na Ásia), utilizando imagens de Ronaldo Fenômeno, autor dos gols da vitória de 2 a 0 na decisão.
Novo patrocinador
Também nessa segunda-feira, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou a fabricante de eletroeletrônicos Semp TCL como nova patrocinadora da Seleção Brasileira, tanto nas categorias de base como nas equipes profissionais masculina e feminina.
O contrato, válido por três anos, prevê a exploração com exclusividade dos ativos do escrete Canarinho (símbolos, uniformes e mascote) em campanhas publicitárias da Semp TCL. Além disso, a empresa também poderá desenvolver produtos personalizados para os torcedores.
“É um orgulho para a seleção ter este novo patrocinador, uma marca que já nos acompanha em outros projetos há mais tempo e que sempre se mostrou inovadora em suas iniciativas. Vamos trabalhar juntos para trazer bons frutos ao futebol brasileiro e novidades ao torcedor da Seleção”, afirmou Rogério Caboclo, presidente eleito da CBF e diretor executivo de gestão da entidade.
A marca da patrocinadora estará presente em placas de publicidades de treinamentos e no painel de fundo de entrevistas coletivas. O acordo ainda inclui a possibilidade de desenvolvimento de conteúdos da Seleção para produtos da empresa, que já aparece em uniformes de arbitragem nacional há quatro anos.
No ano passado, a Semp TCL expôs sua marca junto à cabine do VAR na Copa do Brasil. “Essa parceria nos faz alcançar o topo da realização, dentro e fora de campo, coroando novos momentos para o esporte e a indústria no Brasil”, declarou o presidente da companhia, Ricardo Freitas.