Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Uma família brasileira está internada nas Filipinas por suspeita de coronavírus

Compartilhe esta notícia:

O surto se propagou em um momento nada favorável, em plenas férias do Ano Novo chinês. (Foto: Reprodução)

Uma criança brasileira de 10 anos está internada nas Filipinas com suspeita de coronavírus, segundo o site da rede local ABS-CBN News. Ela esteve na cidade chinesa de Wuhan com os pais, que também estão em isolamento no mesmo hospital, por precaução.

Segundo o doutor Audie Cipriano, chefe dos médicos do hospital ng Palawan, em Puerto Princesa, a criança foi hospitalizada com febre e dificuldade para respirar na madrugada de sábado (25), enquanto seu pai apresentava apenas dor de garganta.

O pai da criança brasileira de 10 anos internada nas Filipinas por suspeita de coronavírus disse nesta segunda-feira (27) à TV Globo que a família está “com ótima saúde” e sem sintomas da doença. Ele pediu para ter o nome preservado.

A família mora em Wuhan, cidade chinesa epicentro da doença. A filha do casal apresentou febre durante as férias. Por precaução, todos da família foram internados. O resultado dos exames que analisam se houve infecção pelo novo coronavírus deve ficar pronto nesta quarta-feira (29).

“Obrigado pelo interesse de entrar em contato com a gente (…) Reitero que estamos os três com ótima saúde, sem dores, sem febre, sem problemas respiratórios e sem infecção na garganta”, afirmou, em mensagem enviada à TV Globo.

A internação da família foi confirmada pelo embaixador do Brasil nas Filipinas, Rodrigo do Amaral Souza.

Transmissão do vírus

O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse no domingo (26) que o novo coronavírus pode se espalhar antes mesmo do aparecimento de sintomas. A infecção causada pelo vírus matou 106 pessoas no país. As autoridades sanitárias da província de Hubei, onde está localizada Wuhan — local que começou a epidemia — afirmaram que o vírus infectou outras 1.291, elevando os casos de doença para mais de 4 mil em toda a China.

Segundo a Reuters, Ma afirmou ainda que a capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo e reforçou as ações de contenção, que até agora incluem restrições de transporte e viagens e o cancelamento de grandes eventos, serão intensificados.

Como medida de prevenção do surto, o governo chinês anunciou no domingo que vai estender o recesso de Ano Novo até o dia 2 de fevereiro em todas as escolas do país.

Ainda no domingo, a China anunciou uma proibição nacional da venda de animais silvestres em mercados, restaurantes e plataformas de comércio eletrônico. Acredita-se que o vírus tenha se originado no final do ano passado em um mercado na cidade chinesa de Wuhan, que vendia ilegalmente animais selvagens.

Casos suspeitos no Brasil

O Ministério da Saúde afirmou na última quinta-feira (23) que descartou cinco casos suspeitos da doença no Brasil. Os registros estavam sendo investigados em Minas Gerais, Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

De acordo com a pasta, o Brasil está em alerta 1 para o vírus (inicial), em uma escala que vai de 1 a 3. O nível mais elevado é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Teste de vacinas contra o coronavírus deve ocorrer em até três meses
Turista argentino morre em Florianópolis após sofrer um choque elétrico em um camping
https://www.osul.com.br/uma-familia-brasileira-esta-internada-nas-filipinas-por-suspeita-de-coronavirus/ Uma família brasileira está internada nas Filipinas por suspeita de coronavírus 2020-01-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar