Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Nova máquina de lavar usa fotos de roupas sujas para realizar a melhor limpeza possível

Compartilhe esta notícia:

Para ativar essa função dentro do aplicativo, você precisa tirar uma foto das roupas sujas que são levadas. (Foto: Reprodução)

A fabricante Candy, que faz parte da companhia alemã Haier, apresentou um recurso bastante interessante para a nova máquina de lavar roupas da linha. É uma função chamada “Snap & Wash”, que de alguma forma traz o mundo das fotos e redes sociais para facilitar e automatizar essa tarefa tão cotidiana.

Para ativar essa função dentro do aplicativo, você precisa tirar uma foto das roupas sujas que são levadas. O serviço faz então uma “leitura” das roupas, determinando automaticamente qual o peso aproximado do conjunto, as cores e também o tecido. Por fim, ela escolhe o melhor processo de lavagem possível.

A função foi anunciada pela Haier durante a edição deste ano da IFA Global Press Conference (IFA GPC 2019), na região espanhola da Andaluzia. O TecMundo esteve presente, mas não conseguimos conferir se esse recurso é mesmo preciso: o modelo de máquina de lavar com a “Snap &¨Wash” estará disponível para demonstrações somente na IFA 2019 em si, que é realizada anualmente em setembro em Berlim, Alemanha.

Robô-conceito

Você já deve ter se questionado sobre quando tarefas domésticas chatas serão automatizadas e, provavelmente, o processo de dobrar e guardar roupas limpas é um dos que mais gostaria de terceirizar para um robô. Pois era justamente essa a função prometida pelo Laundroid, um robô desenvolvido pela empresa japonesa Seven Dreamers. O problema é que a libertação da tarefa acabou de ficar mais distante porque a companhia declarou falência nos últimos dias.

O Laundroid era um projeto ambicioso, que prometia ser uma máquina de lavar, secadora, passadora e dobradora de roupas em um só produto. Depois, a empresa anunciou um modelo mais simples, que iria apenas dobrar e separar as roupas de acordo com suas características, mas, ainda assim, o projeto exigia ferramentas avançadas, com uma combinação complexa entre robótica, análise de imagem e inteligência artificial.

O produto chegou a ser apresentado na CES do ano passado, mas não chegou a impressionar, já que ainda exigia que a pessoa fizesse parte do trabalho. De acordo com o vídeo promocional da primeira geração do Laundroid, o robô iria reconhecer os diferentes tipos de roupa para organizá-las de acordo com as suas características. Por meio de um aplicativo, o usuário poderia saber o que foi dobrado e ter uma visão geral do próprio guarda-roupa.

A previsão de que o Laundroid chegasse ao mercado neste ano custando U$ 1.000 (cerca de R$ 3.919) não irá se concretizar: a Seven Dreamers tem uma dívida de U$ 20 milhões (algo em torno de R$ 78 milhões) com 200 credores e nem mesmo os demais produtos da companhia foram suficientes para sustentar os custos de desenvolvimento do Laundroid.

Com isso, o mercado fica aberto para a Foldimate, uma concorrente sediada em San Francisco, nos Estados Unidos, que também promete lançar um robô que dobra as roupas.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Câmara de Arroio dos Ratos acolhe pedido de cassação do prefeito
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaça Cuba e pede o fim de ajuda à Venezuela
https://www.osul.com.br/uma-nova-maquina-de-lavar-usa-fotos-de-roupas-sujas-para-realizar-a-melhor-limpeza-possivel/ Nova máquina de lavar usa fotos de roupas sujas para realizar a melhor limpeza possível 2019-05-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar