Segunda-feira, 03 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 8 de novembro de 2015
As ofensas raciais a Taís Araújo no Facebook podem custar muito caro aos seus autores. Usuários de redes sociais que hostilizaram a atriz em comentários podem pegar até oito anos de prisão, segundo o delegado-titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, Alessandro Thiers. A Polícia Civil investiga o crime de injúria racial e, possivelmente, formação de quadrilha.
As investigações não descartam a participação de menores de idade no crime. Caso essa hipótese seja comprovada, a pena pelo crime de quadrilha para adultos que teriam participado da ação, que é de até três anos, ganha acréscimo de mais um terço da pena. Dessa maneira, poderia ir a quatro anos. O crime de injúria racial tem pena máxima de três anos, também com acréscimo de um terço em casos específicos. A soma das penas totalizaria oito anos para adultos. Os menores responderiam de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente.
O delegado reforçou ainda que qualquer vítima de injúria racial, ou outros crimes, deve procurar imediatamente a delegacia. (AG)