Quarta-feira, 08 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 17 de fevereiro de 2016
O embaixador da UE (União Europeia) no Brasil, João Gomes Cravinho, anunciou nessa terça-feira a liberação de 10 milhões de euros para pesquisas sobre o vírus da zika.
O anúncio ocorreu após reunião de embaixadores de países como Alemanha, Inglaterra, Espanha e Portugal com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, em Brasília.
Segundo Cravinho, será lançado um edital no dia 15 de março para seleção de projetos e institutos de pesquisa que deverão receber os recursos. Após a inscrição, a expectativa é que a escolha dos projetos ocorra em até um mês.
No encontro, o ministro da Saúde apresentou dados sobre o avanço de casos de microcefalia e ações recentes de combate ao mosquito Aedes aegypti e das doenças transmitidas por ele.
Entre as medidas, está a realização de uma pesquisa, em parceria com o governo da Paraíba e 17 técnicos do CDC (Centro de Controle de Doenças), dos Estados Unidos, para avaliar a relação entre os casos recentes de microcefalia e infecções pelo vírus da zika.
A pesquisa analisará 800 mães e bebês da Paraíba, com ou sem microcefalia. Serão feitas entrevistas e coletadas amostras de sangue para exames de diagnóstico de infecções pelo vírus da zika e outras doenças, como toxoplasmose. (Folhapress)