Sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Unidade móvel de serviços do Tudo Fácil atende em Cidreira a partir desta segunda

Compartilhe esta notícia:

Equipe volante oferece procedimentos como a emissão da nova carteira de identidade nacional. (Foto: Divulgação/SPGG)

A partir desta segunda-feira (23), a unidade móvel da central de serviços Tudo Fácil atenderá moradores e veranistas de Cidreira (Litoral Norte). Serão duas semanas de presença no estacionamento da prefeitura (rua João Neves nº 194, no Centro), das 9h ao meio-dia e das 13h30min às 18h, oferecendo procedimentos como emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Cidreira é o quarto município do Litoral Norte a receber a equipe volante neste verão, após uma temporada em Uruguaiana (Fronteira-Oeste) durante vários dias de dezembro. Já em janeiro o veículo passou por Tramandaí, Xangri-Lá e Torres, somando mais de 4 mil atendimentos.

A presença no Litoral integra a estratégia da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) de ampliar o acesso aos serviços públicos durante o verão. Afinal, trata-se de um período marcado pelo aumento da circulação de pessoas nessa região do mapa gaúcho.

Equipe volante

A estrutura da Unidade Móvel do Tudo Fácil está preparada para oferecer atendimento completo aos cidadãos em qualquer ponto do Estado. O veículo dispõe de três guichês internos (dois são dedicados exclusivamente à emissão da CIN) e dois guichês externos, tanto para recepção quanto para autoatendimento. A unidade é adaptada para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência.

A operação é conduzida por uma equipe formada por motorista, seis atendentes e servidores do Departamento Central de Atendimento ao Cidadão – Tudo Fácil, vinculado à SPGG. Além da identificação civil, a Unidade Móvel oferece orientações digitais, como auxílio com senha do gov.br, além de serviços do IPE Previdência e IPE Saúde, entre outros.

Para o pedido da carteira de identidade nacional, exige-se a apresentação de certidão de nascimento ou casamento (documento original ou autenticado), em bom estado. Também é possível incluir informações complementares como nome social, PIS/Pasep, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado Militar, Título de Eleitor e documentos profissionais, mediante apresentação dos originais.

Quase três décadas

Criado há quase 30 anos, o Tudo Fácil reúne em um único espaço serviços públicos em um modelo de atendimento integrado e híbrido. A rede conta hoje com dez unidades em funcionamento no Rio Grande do Sul:

– Porto Alegre (Centro, Zona Norte e Zona Sul).

– Caxias do Sul.

– Gravataí.

– Lajeado.

– Passo Fundo.

– Pelotas.

– Rio Grande.

– Santa Maria.

Também já estão em andamento os processos para implantação de unidades do Tudo Fácil em outros municípios gaúchos. Os próximos três a serem contemplados são Canoas (Região Metropolitana de Porto Alegre), Uruguaiana (Fronteira-Oeste) e Tramandaí (Litoral Norte).

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Boletim de Balneabilidade aponta dez pontos impróprios para banho no Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x