Terça-feira, 26 de Maio de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
13°
Mostly Cloudy

Porto Alegre Unidades de saúde e drive-thrus retomam vacinação contra a gripe em Porto Alegre, que concentra maior número de casos de coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Atendimento começa às 9h nos sete locais em que as pessoas não precisam sair dos carros para a imunização.

Foto: Robson da Silveira/SMS PMPA
Sistema permite receber a dose sem descer do veículo. (Foto: Robson da Silveira/SMS/PMPA)

Com o recebimento de 65 mil novas doses de vacina contra a gripe nesta semana, unidades de saúde e drive-thrus retomam, nesta quarta-feira (8), o atendimento ao público-alvo da primeira fase da campanha: idosos e profissionais de saúde. Abertos a partir das 9h, os drive-thrus estarão localizados em sete regiões da cidade com o objetivo de facilitar o acesso de pessoas acima de 60 anos. As farmácias parceiras da prefeitura retomaram a imunização nesta terça-feira (7). Porto Alegre teve seis novos casos de pacientes confirmados com coronavírus nesta terça, totalizando 265, segundo a SMS (Secretaria Municipal de Saúde). Outros 353 casos seguem em análise e 625 foram descartados. A vacina contra a gripe não imuniza contra o coronavírus, mas ajuda a descartar o diagnóstico e a proteger de outra enfermidade.

Profissionais de saúde devem procurar apenas as unidades, pois farmácias e drive-thrus estão destinados ao atendimento de idosos. A alta procura pela vacina pode provocar desabastecimento momentâneo na rede pública e nas farmácias. Para evitar deslocamentos desnecessários, é importante que as pessoas consultem o link disponibilizado pela SMS antes de se dirigir aos pontos de vacinação. A planilha é atualizada constantemente.

Na terceira semana da campanha, dados do Sistema de Informações do SIPNI (Programa Nacional de Imunizações) indicam a vacinação de 164.193 pessoas acima de 60 anos até as 17h desta terça-feira, 7, o que corresponde a 85% da meta para esse público. No total, estão incluídos idosos vacinados em unidades de saúde, no atendimento domiciliar em pacientes acamados, drive-thrus e farmácias. Os dados das farmácias são inseridos no sistema do Ministério da Saúde sempre nas sextas-feiras. Os números são parciais e sujeitos à revisão. Com relação a profissionais da saúde, foram administradas 66.664 doses, um total de 230.857 doses no público-alvo desta primeira fase, iniciada em 23 de março.

Em Porto Alegre, o contingente estimado pelo Ministério da Saúde é de 213 mil para idosos e 82,4 mil para trabalhadores da saúde (295,4 mil pessoas). A meta é vacinar 90%, ou 191,7 mil idosos e 74,1 mil profissionais da saúde. Estão previstas 14 remessas de doses até o final da campanha, em 22 de maio. No momento, 13 unidades de saúde e 30 farmácias possuem vacinas.

Confira os locais com drive-thrus (a partir das 9h) nesta quarta-feira, 8 de abril:
Nossa Senhora de Belém – Rua Nossa Senhora do Rosário, 101
Baltazar de Oliveira Garcia – Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 744, São Sebastião
Praça João Batista Lessa – Rua Jorge Mello Guimarães, s/nº
Parada 10 da Lomba do Pinheiro – João de Oliveira Remião, 4444
Vila Jardim – Rua Santa Isabel esquina com Nazareth
Santa Cecília – Rua São Manoel, 963, bairro Santa Cecília
Tristeza – Praça Comendador Souza Gomes, em frente à US Tristeza

Campanha

Outras duas fases de vacinação estão previstas, com início em 16 de abril e 9 de maio, com grupos prioritários diferentes. Este ano, os grupos a serem imunizados foram ampliados, com a inclusão de adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

A segunda fase começa em 16 de abril e é dirigida a pessoas com doenças crônicas não transmissíveis (comorbidades), professores e profissionais das forças de segurança e salvamento. Em 9 de maio, os demais grupos de risco começam a ser imunizados: crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos entre 55 e 59 anos, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medida socioeducativa, apenados e funcionários do sistema prisional.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Convênio entre Ministério Público e governo do RS reforça estrutura da saúde em hospitais de quatro regiões do Estado
Profissionais de saúde são contratados para reforçar a equipe do Laboratório Central do Rio Grande do Sul
Deixe seu comentário
Pode te interessar