Quarta-feira, 30 de abril de 2025
Por Redação O Sul | 26 de abril de 2016
Acreditar na transformação da vida de jovens por meio da educação é uma das convicções da Unimed Porto Alegre e uma das razões para a Cooperativa ser, há dez anos, uma das mantenedoras do Projeto Pescar. Em 2015, 1.700 jovens e suas famílias foram impactados diretamente – 4.250 pessoas indiretamente – pelo trabalho realizado. “Presenciar esta busca por um caminho positivo para o futuro de nosso País é um grande orgulho”, afirmou o presidente do Conselho de Administração da Unimed Porto Alegre, Flávio da Costa Vieira, ao receber a homenagem durante o Encontro Nacional dos Dirigentes Pescar na tarde dessa terça (26) pela parceria de sucesso desde 2006.
A convicção no poder transformador da proposta resultou na inauguração, em junho de 2015, da Unidade Projeto Pescar Unimed Porto Alegre. Doze jovens formaram a primeira turma e já concluíram o curso de Iniciação Profissional em Telesserviços. Destes, uma jovem foi contratada e está trabalhando no call center da Cooperativa e oito foram contratados como jovens aprendizes da Unimed Porto Alegre. A segunda turma é composta por 15 jovens. “Todos eles são instruídos com toda dedicação e carinho de colaboradores e voluntários, e recebem todo nosso apoio para obter uma colocação no mercado de trabalho ou seguir em nossa Cooperativa”, conta Vieira.
O curso de Iniciação Profissional em Telesserviços está baseado em dois pilares: Desenvolvimento Pessoal e Cidadania e Formação Profissional. Os jovens têm aulas de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. Um dos critérios para participação do jovem é que ele esteja frequentando a escola e tenha renda de até meio salário mínimo por familiar. Um dos diferenciais é o apadrinhamento: cada jovem escolhe um colaborador que o acompanha ao longo do curso. Nos encontros, os padrinhos buscam o desenvolvimento do jovem com base nas competências essenciais propostas pela Fundação.