Sábado, 15 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Universidade de Brasília aprova concessão de título Doutora Honoris Causa para Dilma Rousseff

Compartilhe esta notícia:

De acordo com a UnB, ainda não há data definida para o evento de concessão do título. (Foto: Roberto Stuckert/Divulgação)

O Conselho Universitário da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, na tarde dessa sexta-feira (14), a concessão do título Doutora Honoris Causa para a ex-presidente Dilma Rousseff. O tema foi aprovado por aclamação, ou seja, de forma unânime e verbal sem a necessidade de uma votação. A proposta da concessão de título para a ex-presidente foi feita pela Faculdade de Ciências da Saúde. De acordo com a UnB, ainda não há data definida para o evento de concessão do título.

A professora do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, Fátima Sousa, afirma que a concessão do título ilumina os fundamentos da universidade, destacando a defesa incondicionalmente da democracia, da igualdade e da ciência como bens públicos emancipatórios. Segundo ela, o gesto engrandece a UnB, reafirma seu papel histórico e projeta sua missão para o futuro, reconhecendo a importância da justiça social, da soberania nacional e, principalmente, da liberdade humana, valores essenciais que um dia foram negados a Dilma Rousseff.

“A defesa incondicionalmente da democracia, da igualdade, da ciência como bens públicos emancipatórios. Portanto, um gesto que engrandece a UnB, reafirma seu papel histórico e projeta sua missão para o futuro: reconhecimento através da justiça social, da soberania nacional, mas principalmente, da liberdade humana coisas que esse Brasil um dia negou a Dilma Rousseff”, diz a professora.

Mineira, de Belo Horizonte, Dilma Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947. Economista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), desde jovem, atuou na militância contra a ditadura militar. Entre 1970 e 1972, Dilma Rousseff foi presa e torturada. Nos anos 2000, ela passou a ocupar cargos no governo federal, como ministra de Minas e Energia e chefe da Casa Civil. Eleita em 2010 e reeleita em 2014, foi a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da República no Brasil. Em 2016, foi afastada do cargo, após o impeachment ser aprovado no Senado Federal. Desde 2023, Dilma Rousseff é a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, conhecido como Banco dos Brics, sediado em Xangai, na China.

Os detalhes sobre o evento de concessão do título Doutora Honoris Causa para Dilma Rousseff serão divulgados em breve pela Universidade de Brasília. A UnB reafirma, por meio dessa homenagem, seu compromisso com a excelência acadêmica e a promoção de valores que são essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Na primeira semana de COP30, posts com informações falsas e imagens de inteligência artificial geram desinformação nas redes sociais
https://www.osul.com.br/universidade-de-brasilia-aprova-concessao-de-titulo-doutora-honoris-causa-para-dilma-rousseff/ Universidade de Brasília aprova concessão de título Doutora Honoris Causa para Dilma Rousseff 2025-11-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar