Sábado, 18 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de janeiro de 2024
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de ampliaram a fiscalização do uso de ar-condicionado nos ônibus de Porto Alegre. Conforme o decreto nº 19.836, de 2017, o equipamento deve ser acionado nos coletivos sempre que a temperatura na cidade atinge 24°C.
De acordo com a prefeitura, os veículos da Companhia Carris adquiridos em 2020 apresentam problemas referentes à refrigeração: “Após várias reclamações, reuniões, notificações e recalls desde setembro daquele ano, sem obter uma solução para o problema, a empresa acionou judicialmente o fornecedor”.
O titular da SMMU, Adão de Castro Júnior, acrescenta: “Estamos monitorando essa questão pontual e demos um prazo para adequação, tendo em vista as medidas já adotadas pela empresa para entregar aos usuários do serviço um transporte em veículos com ar-condicionado, proporcionando maior comodidade”.
Dados oficiais da EPTC apontam que 877 dos 1.173 ônibus da frota ativa do transporte público na capital gaúcha possuem ar-condicionado. Isso representa um índice de quase 75%.
Balanço de atendimentos
É importante que os passageiros do transporte público informem por meio do telefone gratuito 156 ou 118 qual o prefixo do ônibus, o horário e o sentido da viagem em que foi observado o não funcionamento do ar-condicionado. Com isso, as autoridades municipais podem melhorar o atendimento e a prestação do serviço.
Há também a opção de registrar e acompanhar o andamento da demanda pelo aplicativo “156+POA” ou pelo whatsapp (51) 3433-0156. O atendimento é 24 horas, sete dias por semana, mesmo em feriados. Também é disponibilizado o site 156web.procempa.com.br, com um espaço para bate-papo on-line com um atendente humano.
Já o serviço presencial no setor do Atendimento ao Cidadão da EPTC está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Endereço: na avenida Erico Verissimo nº 100 (bairro Azenha). Para segmentos especiais e prioritários, uma opção é o posto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), na avenida João Pessoa nº 1.105.
De janeiro a novembro de 2023, os canais de atendimento da EPTC aos cidadãos somaram 128.576 registros, superando o total do ano anterior (124.703). A central busca fornecer informações, registrar ocorrências e facilitar o encaminhamento de demandas.
Um dos fatores considerados positivos pela prefeitura é a espera relativamente curta para ser atendido (37 segundos, em média). “Mesmo diante de um crescimento no volume de ligações, isso indica que o serviço se manteve eficaz e com resposta rápida, o que é fundamental para a satisfação do usuário”, ressalta a gerente de atendimento da EPTC, Fermiana Ferenci.
Em relação às chamadas, novembro teve o segundo maior número mensal de atendimentos, com 13.033 registros, atrás do mês de março, com 15.038 ligações recebidas. O setor também conta com a Coordenação de Atendimento ao Cidadão (CAC), que recebeu presencialmente 58.957 usuários.
Já a Coordenação de Passagem Escolar e Isenções (CPEI) somou 55.148 solicitações referentes a renovações, inclusões e segundas vias do Cartão Tri Escolar e do Passaporte de Isenção para idosos e pessoas com deficiência.
(Marcello Campos)