Ícone do site Jornal O Sul

Usuários do Android estão menos expostos a golpes do que os de iPhone

No último ano, as fraudes com auxílio de inteligência artificial resultaram em perdas financeiras globais superiores a US$ 400 bilhões. (Foto: Reprodução)

Com o fim do Mês da Conscientização sobre Segurança Cibernética, em outubro, o Google compartilhou como o Android ajuda a proteger os usuários de uma das ameaças digitais mais comuns da atualidade: os golpes em dispositivos móveis. No último ano, as fraudes com auxílio de inteligência artificial tornaram-se cada vez mais sofisticadas e resultaram em perdas financeiras globais superiores a US$ 400 bilhões.

O Android está na vanguarda do combate a essas ameaças há algum tempo, utilizando a IA do Google e sistemas de segurança em várias camadas para detectar e bloquear golpes antes que eles cheguem aos usuários.

Mensalmente, o Android bloqueia 10 bilhões de chamadas e mensagens com potencial fraudulento, enquanto as verificações de segurança RCS do Google impedem o contato de mais de 100 milhões de números fraudulentos.

Para avaliar a experiência dos usuários, o Google e a YouGov entrevistaram 5.000 usuários de celulares no Brasil, Estados Unidos e Índia. Os principais pontos descobertos foram:

– Usuários de Android tinham 58% mais probabilidade do que usuários de iPhone de afirmar que não receberam nenhuma mensagem de texto fraudulenta na semana anterior à pesquisa.

– Usuários de Pixel tinham 96% mais probabilidade do que proprietários de iPhone de relatar zero mensagens fraudulentas.

– Usuários de iOS tinham 65% mais probabilidade do que usuários de Android de ter recebido três ou mais mensagens fraudulentas em uma semana.

– Usuários de Android tinham 20% mais probabilidade do que usuários de iOS de descrever a proteção contra golpes de seus dispositivos como “muito eficaz” ou “extremamente eficaz”.

– Usuários de iPhone tinham 150% mais probabilidade do que usuários de Android de indicar que seus telefones não conseguiram impedir tentativas de golpes ou fraudes.

Os resultados mostram que usuários de Android se sentem mais seguros e estão menos suscetíveis a golpes, especialmente aqueles com dispositivos Google Pixel.

Segundo uma avaliação da agência independente Counterpoint Research, os celulares Android oferecem a proteção mais abrangente com inteligência artificial, cobrindo dez áreas principais, como filtragem de e-mails, segurança na navegação e detecção de comportamento.

Por outro lado, constatou-se que os dispositivos iOS utilizam IA em apenas duas categorias de proteção.

Uma avaliação separada, realizada pela Leviathan Security Group, comparou a proteção contra golpes e fraudes em iPhone 17, Pixel 10 Pro, Moto Razr e Samsung Galaxy Z Fold 7. O estudo concluiu que os dispositivos Android, liderados pelo Pixel 10 Pro, oferecem a defesa mais completa contra golpes e fraudes.

Entre os recursos destacados estão:

– Triagem de chamadas e alertas de golpes em tempo real, com tecnologia de IA integrada ao dispositivo.

– Alertas de autenticação automática durante chamadas suspeitas.

– Bloqueio de ações de alto risco, como a instalação de aplicativos não confiáveis ou a desativação de configurações de segurança.

As avaliações independentes reforçam que as proteções baseadas em IA do Android são mais abrangentes e adaptáveis do que as de plataformas concorrentes, como o iOS. As informações são do site TudoCelular.

Sair da versão mobile