Segunda-feira, 27 de abril de 2026
Por Redação O Sul | 27 de abril de 2026
A reorganização da oferta busca concentrar as doses nas unidades com maior demanda
Foto: Paulo Pinto/Agência BrasilA partir desta terça-feira (28), a vacina contra gripe estará à disposição dos grupos prioritários em 16 unidades de saúde e clínicas da família do SUS que atendem em horário estendido em Porto Alegre. O horário de atendimento é o de cada serviço.
A reorganização da oferta busca concentrar as doses nas unidades com maior demanda, diante do baixo estoque disponível. À medida que novas doses chegarem a Porto Alegre por meio do Ministério da Saúde, serão distribuídas gradualmente para as demais salas de vacinação da rede.
Os locais são os seguintes:
* CF Moab Caldas – Avenida Moab Caldas, 400 – Bairro Santa Tereza
* CF Modelo – Avenida Jerônimo de Ornelas, 55 – Bairro Santana
* CF Tristeza – Avenida Wenceslau Escobar, 2442 – Bairro Tristeza
* CF Santa Marta – Rua Capitão Montanha, 27 – Bairro Centro Histórico
* CF IAPI – Rua Três de Abril, 90 – Passo da Areia
* CF Álvaro Difini – Rua Álvaro Difini, 520 – Restinga
* CF Campo da Tuca – Rua Cel. José Rodrigues Sobral, 958 – Bairro Partenon
* US São Carlos – Avenida Bento Gonçalves, 6670 – Bairro Partenon
* CF Belém Novo – Rua Florêncio Farias,195 – Bairro Belém Novo
* US Navegantes – Avenida Pres. Franklin Roosevelt, 5 – Navegantes
* US Chácara da Fumaça – Estr. Martim Félix Berta, 2432 – Mário Quintana
* CF Morro Santana – Rua Marieta Menna Barreto, 210 – Bairro Protásio Alves
* US Ramos – Rua K esquina Rua R C, S/N – Bairro Santa Rosa de Lima
* CF Primeiro de Maio – Avenida Professor Oscar Pereira, 6199 – Bairro Cascata
* US Santa Cecília – Rua São Manoel, 543 – Rio Branco
* CF José Mauro Ceratti Lopes – Estrada João Antônio da Silveira, 3330 – Bairro Restinga
O público-alvo para Influenza é constituído por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas e quilombolas, trabalhadores da saúde, educação, pessoas com comorbidades, com deficiência, pessoas em situação de rua, forças de segurança, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e Correios.
A meta é vacinar 90% das crianças, idosos e gestantes. Até o momento, nesses públicos, a cobertura vacinal é de 19%, 42% e 32%, respectivamente. A vacina aplicada pelo SUS é trivalente, protegendo contra Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B.
A documentação aceita para a vacinação é a seguinte: autodeclaração para gestantes, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Crianças devem apresentar a caderneta de vacinação. Outros grupos precisam apresentar documento que comprove a condição (ex.: crachá, receita, carteira de trabalho).
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!