Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Vacina contra malária pode ser lançada em 2017

Compartilhe esta notícia:

Mosquito transmissor da malária. (Foto: Reprodução)

A OMS (Organização Mundial da Saúde) saudou esta sexta-feira (24) o parecer positivo dado pela Agência Europeia de Medicamentos, EMA, à candidata a vacina contra a malária. Em nota, a agência da ONU disse que esse é um “marco importante” para  desenvolver uma vacina contra a doença, além de ser “mais um passo” para as decisões sobre como o produto será utilizado.

Segurança

A aprovação da EMA foi anunciada após a avaliação da segurança e da eficácia da vacina Mosquirix, desenvolvida pela farmacêutica GlaxoSmithKline. A ação é vista como uma das últimas barreiras antes da aprovação do produto.

A OMS ressalta a colaboração entre ambas as agências, destacando que a também chamada RTS,S  “ainda não foi licenciada para uso em nenhum país endêmico”. A agência da ONU explicou que o medicamento deve ser lançado não antes de 2017.

Recomendações

A OMS destacou que a avaliação da EMA não é uma recomendação para usar a vacina. Em novembro, a agência das Nações Unidas deve emitir as orientações sobre o uso do produto. As “recomendações políticas” consideram fatores como viabilidade de implementação, acessibilidade e relação custo-eficácia. Também deve ser levado em conta o “valor da saúde pública da vacina em relação a outras medidas” de controle e vacinas da malária disponíveis.

Recursos

Na nota, a agência da ONU ressalta que qualquer financiamento para a vacina não deve desviar recursos para aumentar redes mosquiteiras, medicamentos eficazes e testes de diagnóstico rápido da malária. O comunicado termina dizendo que será necessária uma coordenação cuidadosa entre agências financiadoras da vacina. (Rádio ONU)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Sem fazer alarde, dirigentes da Polícia Federal estão negociando com o Comando da Aeronáutica o uso compartilhado dos veículos aéreos não tripulados
Hillary Clinton acusou a organização WikiLeaks de abafar o escândalo de Donald Trump em um vídeo em que aparece com mulheres
https://www.osul.com.br/vacina-contra-malaria-pode-ser-lancada-em-2017/ Vacina contra malária pode ser lançada em 2017 2015-07-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar