Quinta-feira, 20 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 30 de agosto de 2015
Após 15 dias de campanha nacional, a vacinação contra a poliomielite será encerrada nesta segunda-feira. O alvo é o público com idade entre seis meses e 5 anos. Recomenda-se que as crianças ainda não submetidas à imunização sejam levadas até um posto de saúde, acompanhadas da caderneta de vacinação.
A ação faz parte do calendário de vacinação infantil e seguirá disponível nos postos após o período especial, com doses previstas para dois, quatro e seis meses de idade, além de reforço aos 15 meses e aos 4 anos.
Conforme o governo gaúcho, mais de 450 mil crianças já receberam as gotinhas no Rio Grande do Sul. O número corresponde a aproximadamente 75% de cobertura desde o início da iniciativa, duas semanas atrás. A meta é de pelo menos 95%. Apesar de o
Estado contar com a terceira maior cobertura do segmento no País, estima-se que o alcance seja superior, pois muitos municípios ainda não atualizaram os dados. O Brasil está livre da pólio desde 1989, mas a campanha é importante para evitar o retorno do vírus, que ainda circula na África e na Ásia.
Multivacinação
Junto à imunização contra a pólio, também ocorre a multivacinação. Cerca de 196 mil crianças levadas aos postos nas últimas semanas (50%) apresentaram pendência de outras vacinas, mas agora estão protegidas de doenças como tuberculose, sarampo, coqueluche, tétano caxumba, meningite, hepatite e febre amarela.