Domingo, 09 de novembro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de maio de 2021
A campanha de vacinação contra o coronavírus não parou em Porto Alegre neste sábado (1º), Dia do Trabalhador. Sem drive-thrus mas com sete postos de saúde disponíveis das 9h às 15h, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrio movimento tranquilo, totalizando 2.021 aplicações em primeira e segunda dose.
Esse número inclui 271 primeiras injeções de Oxford-Fiocruz entre idosos em geral (a partir de 60 anos) e integrantes do primeiro grupo de indivíduos com comorbidades, além de 1.750 médicos com dose inicial recebida em 6 de fevereiro e completaram o ciclo em estandes montados nas sedes do Conselho Regional de Medicina (Cremers) e do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers).
– Estande do Simers: 1.285 doses;
– Estande do Cremers: 465 doses;
– Unidade de Saúde Tristeza: 78 doses;
– Unidade de Saúde Assis Brasil: 73 doses;
– Unidade de Saúde Glória: 31 doses;
– Unidade de Saúde São Carlos: 28 doses;
– Unidade de Saúde Vila Ipiranga: 27 doses;
– Unidade de Saúde Vila Jardim: 21 doses;
– Clínica da Família Álvaro Difini: 13 doses.
Domingo
Neste domingo (2), a Unidade de Saúde Modelo, na rua Jerônimo de Ornelas nº 55 (bairro Santana), estará aberta das 9h às 15h para vacinação da primeira dose idosos e pessoas com comorbidades contempladas pela fase 1 do plano nacional de imunizações do Ministério da Saúde. O imunizante a ser utilizado é o de Oxford.
Todos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre, além da documentação relativa a cada comorbidade (cópia do atestado médico junto com o original e que ficará retida para fins de registro).
– Pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos. Sem necessidade de comprovação;
– Gestantes e puérperas com comorbidades maiores de 18 anos, com atestado médico ou carteira de vacinação da gestante;
– Pessoas com deficiência cadastradas no plano Beneficio de Prestação Continuada entre 55 e 59 anos. Apresentar cópia atualizada da comprovação da comorbidade. Identificação pelo cadastro ativo;
– Portadores do vírus HIV dos 55 aos 59 anos. Levar atestado médico ou receita com medicação contínua.
Vacina da Pfizer
Um novo lote de vacinas contra o coronavírus deve ser desembarcado no Rio Grande do Sul neste domingo (2), em horário a confirmar. São mais 413,7 mil doses do imunizante produzido pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório britânico Astrazeneca e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-RJ)
A remessa do Ministério da Saúde permitirá o avanço da campanha de imunização dos indivíduos com comorbidades, cuja primeira etapa já está em andamento desde a sexta-feira em cidades como Porto Alegre.
Além disso, na manhã deste sábado chegaram à capital gaúcha mais 22,8 mil doses da Coronavac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em colaboração no Brasil com o Instituto Butantan-SP.
Essa remssa se soma às 7,2 mil unidades do mesmo produto recebidas na sexta-feira. A distribuição terá como foco a segunda injeção para quem já recebeu a primeira dose há 28 dias ou mais.
A SES também aguarda para esta segunda (3) ou terça-feira a chegada do primeiro lote da vacina do laboratório norte-americano Pfizer distribuído no Brasil. A cota gaúcha é de 32,7 mil doses, todas destinadas a Porto Alegre, devido às exigências específicas de logística e conservação, já que o imunizante exige temperaturas de -80ºC.
(Marcello Campos)