Domingo, 24 de maio de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo “Vamos procurar o governo americano para buscar solução”, diz Alckmin sobre tarifas do aço e alumínio

Compartilhe esta notícia:

Vice-presidente afirmou que já conversou com a embaixadora do Brasil nos EUA para iniciar as tratativas

Foto: Cadu Gomes/VPR
Vice-presidente afirmou que já conversou com a embaixadora do Brasil nos EUA para iniciar as tratativas. (Foto: Cadu Gomes/VPR)

O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou que o Brasil vai procurar o governo dos Estados Unidos para negociar uma solução para as tarifas de 25% sobre o aço e alumínio, anunciadas segunda-feira (10) pelo presidente Donald Trump.

Alckmin afirmou que já conversou com a embaixadora do Brasil nos EUA para iniciar as tratativas. “É sempre um bom caminho o ganha-ganha”, disse ao ser questionado sobre medidas de reciprocidade. Para o vice-presidente, uma boa alternativa a ser negociada seria o estabelecimento de cotas para importação de aço pelos Estados Unidos. A taxa de 25% imposta pelo governo americano atinge o Brasil, que é um grande exportador de aço para os EUA. Segundo Alckmin, há “várias interlocuções” com o País.

O protecionismo econômico foi uma promessa de campanha do político dos Estados Unidos. Trump é o principal nome da direita radical no mundo e não tem relação com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Atualmente, o País já exporta para os americanos no sistema de cotas, de 3,5 milhões de toneladas de aço semiacabado por ano. O modelo foi estabelecido em 2018, durante o primeiro governo Trump, quando o Brasil negociou uma saída para escapar da sobretaxa imposta pelo republicano à época. O governo brasileiro quer fazer o mesmo agora.

“Porque quando lá atrás foi aumentado, foram estabelecidas as cotas. Que é um mecanismo inteligente, porque se você aumenta o imposto de importação, o aço, para os Estados Unidos, isso tem um efeito na cadeia. Você tem um encarecimento na cadeia. Então, o que foi feito anteriormente? Cotas. Essa é uma boa solução. Então, o caminho é o diálogo”, disse.

Alckmin foi questionado sobre a possibilidade de o Brasil responder com tarifas para produtos americanos, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia indicado que poderia fazer na semana passada, e desconversou. Disse que o caminho é o diálogo. O político deu as declarações em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto.

O vice-presidente disse que as tarifas causam o encarecimento da cadeia produtiva. Afirmou que o comércio internacional é uma relação de ganha-ganha e que o Brasil está aberto a negociar sobre o assunto. Ele rejeitou uma “guerra tributária”.

Também disse que as tarifas foram impostas não apenas ao Brasil e que, por isso, não foram uma medida discriminatória. Geraldo Alckmin defendeu cautela nas discussões. Afirmou que Brasil e Estados Unidos têm uma balança comercial equilibrada, com um pequeno superávit americano.

Segundo ele, o País não é problema na balança comercial dos EUA. “Se a gente incluir os serviços, o superávit americano é de US$ 7,2 bilhões em relação ao Brasil. É o 7º maior superávit que os Estados Unidos tem no mundo”, afirmou.

Alckmin também argumentou que a tarifa imposta pelo Brasil aos produtos americanos é “baixíssima”, de 2,7%. A média de imposto de importação fica baixa em razão dos itens dos Estados Unidos comprados com ex-tarifário, ou seja, com redução de alíquota, pontuou o ministro da Indústria.

Ele afirmou que o Brasil é um parceiro comercial importante dos Estados Unidos e que os dois países têm 200 anos de relações diplomáticas. Segundo ele, discordâncias sobre tarifas são comuns e possíveis de serem superadas com diálogo.

Alckmin também disse que o governo trabalha com o setor privado e a Confederação Nacional da Indústria sobre a decisão do governo americano. (Estadão Conteúdo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

13 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Anderson Cardoso da Silva
12 de fevereiro de 2025 22:18

O Nove Dedos esta pela bola 8 na boca da caçapa…Chuchu se prepara pra terminar o mandato

Vanderlei Ochoa
12 de fevereiro de 2025 19:28

Grande governo do ESTADISTA LULA

Artur Bando
12 de fevereiro de 2025 19:39

Quem é esse daí …..??
Será um sinal que Deu pro ladrão??
Aguardemos….

Marcos Alves
12 de fevereiro de 2025 20:13

Cara de pau. Esse aí esteve no Irã lado a lado com o líder do Hamas, o qual foi morto no mesmo dia. Até cantou um hino contra os EUA. Pra quem acompanhou Lula de volta à cena do crime, é muita cretinice sugerir negociação com o Trump.

Fernando Krause
12 de fevereiro de 2025 20:56

Será que o Trump vai querer atender quem foi na posse do presidente terrorista do Irã em 2024 ????
https://g1.globo.com/…/alckmin-aparece-perto-de-chefe…

João Souza
12 de fevereiro de 2025 21:30

Porquê o falastrão, mentiroso, machão da reciprocidade, está escondido e mandou o Chuchu negar taxação contra os EUA. CAGÃO, não tem palavra e não sustenta o quer diz, só pra deixar a petralhada se masturbando de felicidade. Só CAGA pela boca. COVARDE.

Carlos Carlão
13 de fevereiro de 2025 00:09

Chora Vandeca, que o teu desgoverno logo logo terminará para o bem do povo brasileiro que não é adestrado para ser jumento.

Vanderlei Stefani
12 de fevereiro de 2025 21:51

Os bebezinho birrento de extrema direita postam cada merdha, credo

Anderson Cardoso da Silva
12 de fevereiro de 2025 22:16

SE JUNTE AOS MAIS FORTES…o Alquimico..esta se preparando para terminar o mandato..
Lembra Temer ?

Jorge Bressan
12 de fevereiro de 2025 23:30

Ué o vice desta gandaia não é a Janja,só botam o xuxu em fria.

Hugo Crisanto
12 de fevereiro de 2025 23:31

Olá Pessoal
Sobre aquele Produto
Que o Dr. Drauzio Varella no Comentou no PodCast
para esses tipos de Dores como Artrose, Artrite,
Bico de Papagaio, Gota, Bursite e entre Outras Dores
Eu Comecei a Fazer o Uso Dele e Esta Sendo Maravilhoso
Pra mim eu Sofria muito de Artrose no Joelho Melhorou 90%

Eu Consegui o Site Oficial Na Oferta Caso vocês queiram conhecer
é só clicar Aqui ⬇️➡️ https://dasraizes.shop/fortesto-google-copy/

Denise Goulart de Munhós
12 de fevereiro de 2025 23:47

Se as tarifas estão elevadas, não exporte.

Denise Goulart de Munhós
12 de fevereiro de 2025 23:47

Não exporte, espere as tarifas baixar.

Conselho Nacional de Justiça abre processo disciplinar contra desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo acusado de vender sentenças
Nova onda de calor pode ter temperaturas até 7°C acima da média em todo o País
Pode te interessar
13
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x