Domingo, 05 de abril de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política “Vamos ter que colocar alguém na cadeia”, diz Lula sobre os aumentos abusivos dos combustíveis

Compartilhe esta notícia:

Lula também disse não querer impor "na marra" subsídio para baratear diesel aos governadores

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula também disse não querer impor "na marra" subsídio para baratear diesel aos governadores. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (1º) não querer impor “na marra” subsídio aos Estados para baratear o preço diesel. No entanto, ele reforçou que insistirá em um acordo com os governadores.

Lula acrescentou que, diante de aumentos abusivos nos postos de combustíveis, mesmo com fiscalizações ocorrendo, será preciso “colocar alguém na cadeia”.

Ele mencionou também que as medidas tomadas pelo seu governo para conter o preço dos combustíveis não têm “nada a ver” com as iniciativas da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a mesma finalidade.

“Não vamos comparar com a política do Bolsonaro porque não tem nada a ver, até porque a situação é totalmente diferente. Nós temos uma guerra. Os Estados Unidos da América do Norte se meteram a fazer uma guerra desnecessária no Irã. Alegando o quê? Que no Irã tinha arma nuclear. Mentira. Eu digo porque eu fui, em 2010, ao Irã fazer um acordo. E fizemos o acordo. E, depois, os Estados Unidos não aceitaram, nem a União Europeia”, afirmou.

Lula frisou que a decisão de zerar a cobrança de impostos federais sobre o diesel, anunciada em 12 de março por ele, tem como pano de fundo o cenário de tensão no Oriente Médio.

O presidente citou a tentativa frustrada de acordo com governadores em torno da redução do ICMS – imposto estadual que incide no preço final dos combustíveis. Inicialmente, o governo propôs que os Estados reduzissem a cobrança do imposto, algo que não foi aceito.

Agora, as tratativas são por uma subvenção, ou seja, um apoio financeiro a importadores de diesel. A subvenção será dada por meio da retenção de parte do Fundo de Participação dos Estados de cada unidade da Federação.

Pelo menos 20 Estados, entre eles o Rio Grande do Sul, já entraram em consenso com o governo federal para conceder esse apoio financeiro à importação de diesel, na tentativa de conter a alta dos preços do combustível no Brasil.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Trump afirma que o Irã pediu cessar-fogo na guerra contra Estados Unidos e Israel
Petrobras reajusta preço do querosene de aviação em 55%
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Léo P
1 de abril de 2026 19:39

Mentiroso propagador de fake-news esse Larapio comunista, em 2022 nao tinha uma guerra entao? A invasao russa a Ucrania foi o q? Tinhamos ainda a maior pandemia do milenio

ochoavanderlei@gmail.com
1 de abril de 2026 12:36

Tirar a licença, processar e punirá dentro da lei.

box1
1 de abril de 2026 12:20

O painho está ameaçando, os vandecas que se cuidem! 🤣🤣👀

Fernando Krause
1 de abril de 2026 11:54

Os bandidos e os criminosos triplamente condenados por roubarem os cofres públicos deveriam ter ficado lá…

Pode te interessar
4
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x