Segunda-feira, 26 de julho de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
16°
Thunderstorm

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Variante Delta é responsável por 83% dos casos de coronavírus nos Estados Unidos

Compartilhe esta notícia:

O coronavírus pode ser responsável por malefícios por períodos superiores ao tempo agudo da doença. (Foto: Reprodução)

A variante delta do novo coronavírus continua a se espalhar pelos Estados Unidos e já é responsável por cerca de 83% dos novos casos confirmados de covid-19 no país, segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças).

A porcentagem representa uma forte alta desde o começo do mês. Na semana de 3 de julho, a variante era responsável por cerca de 50% dos casos sequenciados geneticamente.

A cepa já é predominante em pelo menos 25 países, segundo dados do “Our World in Data”, projeto ligado à Universidade de Oxford.

Rochelle Walensky, diretora do CDC, afirmou que ‘”a melhor maneira de prevenir a propagação das variantes da covid-19 é prevenir a propagação da doença”.

“E a vacinação é a ferramenta mais poderosa que temos”, afirmou Walensky durante audiência nesta terça-feira (20) no Senado americano.

Os Estados Unidos têm uma das vacinações mais avançadas do mundo, com mais de 338 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 aplicadas, segundo dados do “Our World in Data”.

São 101 doses para cada 100 habitantes. Mais de 55% dos americanos já receberam ao menos uma dose e 48% estão completamente imunizados.

Casos

Os EUA são o país com mais mortes por covid-19 e casos confirmados do mundo (609 mil e 34 milhões, respectivamente), e o número de novos infectados voltou a subir nas últimas semanas.

A média de casos confirmados passou de 11,8 mil por dia no começo do mês para 34,7 mil atualmente, uma alta de 194% em apenas 12 dias. Mas o patamar ainda está muito abaixo do pico de 250 mil alcançado no começo de janeiro.

Já a média de mortes continua abaixo de 300 por dia há quase um mês, muito inferior do recorde de 3,4 mil, que também foi registrado no começo deste ano.

Mais transmissível

Um estudo que teve participação de pesquisadores ligados à Organização Mundial de Saúde (OMS) e ao Imperial College sugere que a variante Delta do novo coronavírus é a mais contagiosa entre todas as cepas já sequenciadas.

Os pesquisadores identificaram uma “clara vantagem competitiva” da cepa originária da Índia em comparação com as outras mutações da covid-19. De acordo com o estudo, a variante Delta tem transmissibilidade 97% maior do que a cepa original do coronavírus, que teve origem na China.

“Também comparamos os números de reprodução efetiva dessa variante com cada uma, a fim de estimar a natureza do crescimento competitivo futuro entre elas. Dessa forma, a variante delta tem uma taxa de transmissão 55% maior do que a Alpha, 60% em comparação com a Beta e 34% com a variante Gamma”, explica um trecho da pesquisa.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Canadá reabre para turistas vacinados contra o coronavírus. CoronaVac está fora da lista
Protestos em Cuba: saiba quanto o embargo americano realmente afeta o país
Deixe seu comentário
Pode te interessar