Sexta-feira, 21 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Vaticano assina acordo que reconhece “Estado da Palestina”; Israel protesta

Compartilhe esta notícia:

Pacto expressa apoio do Vaticano para solucionar o conflito. (Foto: L’osservatore Roman/AP)

A Santa Sé e o “Estado da Palestina” assinaram nesta sexta-feira (26), na Cidade do Vaticano, um histórico acordo sobre os direitos da Igreja Católica nos territórios palestinos, anunciou o Vaticano, em um comunicado.

A preparação deste texto por uma comissão bilateral levou 15 anos. Embora o Vaticano se refira ao “Estado da Palestina” desde o início de 2013, os palestinos consideram que a assinatura do acordo equivale a um reconhecimento de fato de seu Estado, o que irrita Israel.

O Vaticano pediu “decisões corajosas” para acabar com o conflito israelense-palestino e apoiar uma solução entre os dois Estados no Oriente Médio.

O acordo, que trata das atividades da Igreja Católica nas áreas controladas pela Autoridade Palestina, também confirmou o papel proativo do Vaticano na política externa sob comando do papa Francisco. No ano passado, a Santa Sé participou da retomada de laços entre Estados Unidos e Cuba.

Israel lamentou o acordo e advertiu que isso pode ser nocivo para os esforços para a paz na região. O ministério israelense das Relações Exteriores “lamentou a decisão do Vaticano de reconhecer oficialmente a Autoridade Palestina como um Estado no acordo assinado hoje [sexta-feira]”, declarou o porta-voz da Chancelaria, Emmanuel Nahshon.

O acordo foi assinado no Palácio Pontifício pelo secretário para as relações com os Estados (ministro das Relações Exteriores), cardeal Paul Richard Gallagher, e pelo ministro palestino de Relações Exteriores, Riyad al-Maliki.

O pacto expressa o apoio do Vaticano a uma solução “do conflito entre israelenses e palestinos no âmbito da fórmula de dois Estados”, havia explicado em maio o monsenhor Antoine Camilleri, chefe da delegação da Santa Sé.

Para a OLP (Organização para a Libertação da Palestina), este acordo converte o Vaticano no 136° país a reconhecer o “Estado da Palestina”. Para Israel, “uma decisão como essa não faz o processo de paz avançar e afasta a direção palestina das negociações bilaterais”.

Fracassos

A Santa Sé tem relações com Tel Aviv desde 1993. Negocia desde 1999 um acordo sobre os direitos jurídicos e patrimoniais das congregações católicas em Israel, mas cada reunião semestral termina com um fracasso.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ministro da Fazenda é internado com embolia pulmonar e cancela ida aos Estados Unidos
Ministros negam doações ilegais da UTC e são convocados por Dilma
https://www.osul.com.br/vaticano-assina-acordo-que-reconhece-estado-da-palestina-israel-protesta/ Vaticano assina acordo que reconhece “Estado da Palestina”; Israel protesta 2015-06-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar